• Esquadrilha da Fumaça se apresentou nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do País
  • Com fumaça colorida, manobra com oito aviões foi desenvolvida para as apresentações do sete de setembro

A Força Aérea Brasileira teve presença marcante nas comemorações dos duzentos anos de Independência do Brasil com diversas atividades, entre elas, as demonstrações da Esquadrilha da Fumaça. 

Por 18 dias, a equipe do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira, circulou por quatro regiões do País a fim de celebrar o Bicentenário da Independência e comemorar esta importante data com o povo brasileiro.

O “Circuito Bicentenário da Independência” passou por oito capitais e outras duas cidades: Salvador (BA); Teresina (PI); Fortaleza (CE); Natal (RN); Caruaru e Recife (PE); Palmas (TO); Brasília (DF); Rio de Janeiro (RJ) e Aparecida de Goiânia (GO).

     

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Brasília durante o desfile cívico-militar/Foto: Fred Danin                                                                                                                                                                   

 A fumaça colorida no Bicentenário da Independência

As demonstrações na capital do País, assim como para os cariocas, aconteceram no dia sete de setembro e tiveram como destaque a fumaça colorida nos céus das duas capitais.

“As demonstrações da Fumaça por várias partes do País, representando a nossa Força Aérea, é um sinônimo de soberania e liberdade. E a utilização de fumaça colorida com as cores da bandeira nacional, em pleno sete de setembro, abrilhantou ainda mais as celebrações do Bicentenário”, afirmou o Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, Comandante da Esquadrilha da Fumaça.  

Foto: SO Johnson

Manobra nova - Na demonstração feita no Rio de Janeiro, a Esquadrilha da Fumaça realizou uma manobra com oito aeronaves batizada de “DNAZÃO”. Para isso, três aviões ficam lado a lado de cabeça para baixo, outros três ficam em voo normal (em espelho) e outras duas aeronaves voam contornando os rastros de fumaça dos seis aviões à frente, formando o desenho de um DNA. Em apresentações rotineiras, a mesma manobra é realizada com fumaça branca, e com apenas três aviões formando um DNA. 

Manobra nova: DNAZÂO feito no Rio de Janeiro

Ao longo do Circuito, cada apresentação teve sua peculiaridade, seja pela cultura local, pelo ponto da demonstração com suas características arquitetônicas ou mesmo pela representação histórica daquele local. Em uma delas, em Palmas (TO), a Esquadrilha da Fumaça realizou o show aéreo no mesmo ambiente em que o Rally dos Sertões estava alocado com suas equipes em disputa.

Antecedendo o horário das as acrobacias aéreas, alguns “fumaceiros” visitaram o local a fim de interagir com o público presente e com os pilotos do Rally. “O mais interessante deste encontro foi promover para a população local, principalmente para as crianças, um pouco desses dois mundos: aviação, carros e motos de corrida. Ao longo do dia, os presentes puderam conhecer de perto os veículos e ver ao final da tarde os aviões da Força Aérea Brasileira”, comentou Edgard Fabre, Diretor Geral do Rally dos Sertões.

                                                       Foto: EDA                                                                                                     

Em todo o circuito, milhões de pessoas puderam assistir às apresentações dos A-29 Super Tucano, que levam a bandeira do Brasil em sua cauda. Em todos os pontos, o público fez questão de se deslocar e prestigiar as acrobacias dos aviões da FAB.

Na capital piauiense, Fernanda Martins C. Demes, 43, assistiu com a filha Milla C. Demes, de 11 anos, e a emoção tomou conta das duas teresinenses. “Depois de 12 anos a Esquadrilha da Fumaça voltou para tornar os céus de Teresina mais cheios de vida. Ter a Esquadrilha aqui foi um momento único de emoção, e que nos enche de orgulho”, ressaltou.

“Foi um circuito marcante! A Esquadrilha da Fumaça demonstrou o profissionalismo da FAB para milhões de pessoas em dez apresentações, envolvendo quatro regiões do País. Comemorar os duzentos anos de independência do Brasil juntamente com o povo brasileiro é um privilégio. Foi um circuito em que pudemos representar a nossa Força Aérea nos céus, mas também realizando palestras para escolas por onde passamos e tivemos muita interação com todos que admiram a FAB e a arte de voar”, comenta o Major Aviador Alfonso Bittencourt Filho, piloto número #4 da Esquadrilha da Fumaça.

Os pilotos também tiveram a oportunidade de realizar treinamentos em simuladores de voo, como parte do programa de manutenção operacional, em Natal (RN). Houve, ainda, a participação do Comandante da Fumaça no Esquadrão de Demonstração Aérea Virtual (EDAV), grupo de aviadores que utilizam simuladores de voo objetivando recriar com precisão as operações do EDA da Força Aérea Brasileira. 

                                                                                                     Foto: EDA                                                                    

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina da FAB e da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Texto: Tenente Rogério
Revisão: Major Aviador Rafael Magri Grothe / Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.