São Carlos e Sorocaba (SP), Londrina (PR) e Araguari (MG) receberão a equipe de demonstração da Força Aérea Brasileira

A agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça está repleta de apresentações. O próximo destino será São Carlos, na sexta-feira (12), às 13h, no Observatório da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). No dia seguinte (13), ainda no interior paulista, a cidade de Sorocaba receberá os Super Tucanos da Fumaça às 15h30, no Parque do Paço Municipal. No domingo (14), a Esquadrilha viaja para Londrina, e se apresenta no Aeroporto 14 Bis, às 16h e, para encerrar esta agenda, na segunda-feira (15), às 16h, os aviões estarão em Araguari (MG), no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco.

Esta será mais uma sequência de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça em cidades e Estados diferentes, cumprindo a missão de representar a Força Aérea Brasileira. São Carlos já recebeu a Fumaça por 10 vezes, a primeira em 1981 e a última em 2018.  Sorocaba terá a 17ª apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) e Londrina tem uma história mais longeva ainda – será a 21ª vez que a população da cidade e da região prestigiarão a Esquadrilha. Em Araguari a será a oitava demonstração dos “fumaceiros” na cidade.

“Algumas cidades já viram a Esquadrilha da Fumaça mais vezes e outras nem tanto, mas cada apresentação é única, seja para os pilotos ou mesmo para o público”, afirma o Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, Comandante do Esquadrão. “Realizar apresentações em diferentes localidades levando a bandeira do Brasil na cauda do avião, com o intuito de difundir a imagem institucional da Força Aérea Brasileira, é a nossa missão”, conclui.

A Esquadrilha da Fumaça está completando 70 anos em 2022. A primeira demonstração do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, aconteceu em 14 de maio de 1952. Desde então, comemora-se o aniversário deste Esquadrão. No dia 21 de agosto, a Academia na Força Aérea (AFA) realizará o tradicional Domingo Aéreo, com acesso gratuito ao público que fizer a reserva antecipada do ingresso. Será a oportunidade de, mais uma vez, celebrar os 70 anos da Esquadrilha da Fumaça com duas apresentações no mesmo dia.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda.

SERVIÇO

  • São Carlos (SP) – UFSCAR às 13h
  • Sorocaba (SP) – Parque do Paço Municipal às 15h30
  • Londrina (PR) – Aeroporto 14 Bis às 16h
  • Araguari (MG) – Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco às 16h

Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Texto: Aspirante Rogério
Revisão: Capitão Rafael Grothe
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.