A apresentação será no domingo (31), às 13h30, no Parque das Oliveiras

A cidade de Ribeirão Preto (SP) receberá a próxima demonstração da Esquadrilha da Fumaça, neste domingo (31), às 13h30, no Parque das Oliveiras, onde há o monumento ao Cristo Redentor. Esta será a 18ª apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, da Força Aérea Brasileira, na cidade.

Ao longo da história da Fumaça, que este ano completa 70 anos de apresentações no Brasil e no mundo, a Esquadrilha teve uma breve pausa em suas apresentações no final dos anos 1970 e retornou oficialmente em 10 de julho de 1980 durante a cerimônia de entrega de Espadins aos Cadetes, na Academia da Força Aérea (AFA). Os aviões usados naquele momento eram os T-25 Universal, também chamados de Cometa Branco. Após 55 demonstrações, os "Tangões" passaram a incorporar a famosa Fumaça e, em 21 de outubro de 1982, era criado o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça.

E a primeira apresentação realizada na cidade de Ribeirão Preto, localizada a cerca de 100 quilômetros de Pirassununga (SP) - onde fica sediada a AFA e consequentemente o EDA - aconteceu com esta equipe que retornou com as atividades da Esquadrilha da Fumaça, no dia 17 de outubro de 1981. De lá pra cá, a Fumaça já se apresentou 17 vezes e os moradores locais e da região tiveram o privilégio de assistir três gerações de aviões – T-25 Universal, T-27 Tucano e os A-29 Super Tucano.

“É sempre um prazer retornar a Ribeirão Preto. Por ser uma cidade grande e muito próxima a Pirassununga, teve o privilégio de receber a Fumaça muitas vezes. Para mim, cidadão ribeirão-pretano, nascido e criado na cidade, é uma satisfação à parte. Sou muito grato por este momento, por representar em um mesmo dia a Esquadrilha da Fumaça, a minha cidade e a nossa Força Aérea. Além de contribuir com essa história de tantas demonstrações e de diferentes gerações de “fumaceiros” se apresentando”, comenta o Capitão Aviador Vinícius Moreno, piloto número #6 da Esquadrilha da Fumaça, que estará fazendo a locução do evento, enquanto os aviões dão show no céu.  

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda.

Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Texto: Aspirante Rogério
Revisão: Capitão Rafael Grothe
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.