Ao todo, estão previstas 10 demonstrações da Esquadrilha da Fumaça distribuídas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Chile

O Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, se apresenta no Sul do País, entre os dias 26 e 30 de março, e segue para Santiago, no Chile, para a maior feira aeronáutica da América Latina - Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE), que acontecerá de 05 a 10 de abril.

A Esquadrilha da Fumaça retoma suas demonstrações no ano em que comemora 70 anos de história, após um breve período sem agenda pública por conta das restrições geradas pela pandemia do novo coronavírus. A equipe retornou às atividades de rotina, manutenção das aeronaves e treinamentos ao final de janeiro e, após estrear o ano com 3 demonstrações no interior paulista, encontra-se apta para um novo circuito de demonstrações em diferentes Estados e na América do Sul. O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), responsável pela agenda de demonstrações, divulgou o calendário de 2022 do Esquadrão, para os meses de março e abril.

“Retornar às demonstrações aéreas pelo Brasil e participar de uma importante feira internacional como a FIDAE, no Chile, é começar o ano do septuagenário cumprindo a missão da Esquadrilha da Fumaça de divulgar a Força Aérea Brasileira ao seu povo e fortalecer os laços com nossos vizinhos de fronteira. As demonstrações em território nacional e a troca de experiência com esquadrões de demonstração de outros países é de suma importância para a FAB e para a Fumaça”, comenta o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, comandante da Esquadrilha.

Confira a agenda:

26/03 – Joinville (SC)
27/03 – Florianópolis (SC)
28/03 – Tubarão (SC)
29/03 – Porto Alegre (RS)
30/03 – Charqueadas (RS)
05 a 09/04 – Santiago, Chile (FIDAE)

As agendas da Esquadrilha da Fumaça são divulgadas mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como solicitar uma demonstração, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

 

Texto: Aspirante Rogério Sousa
Revisão: Capitão Rafael Grothe
Fotos: Fábio Lara / Sargento Batista

Serviço:
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.