Cabreúva, Tietê e Capela do Alto receberam os sete aviões A-29 Super Tucano

A Esquadrilha da Fumaça se apresentou no interior de São Paulo, entre os dias 7 e 9 de março, nas cidades de Cabreúva, Tietê e Capela do Alto. As demonstrações aéreas registram o retorno da Fumaça após dois anos sem se apresentar ao público, por conta das restrições causadas pela pandemia. Ao todo, cerca de quatro mil pessoas prestigiaram as acrobacias realizadas nos céus pelos pilotos "fumaceiros".

As três cidades solicitaram as apresentações, com antecedência, ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica – CECOMSAER, por conta do mês de aniversário das cidades e também pelo Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 08 de março. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), órgão responsável pela alocação de meios aéreos para um cumprimento das missões da FAB, apoiou a Esquadrilha da Fumaça ao colocar uma aeronave C-95 Bandeirante e sua tripulação à disposição da Fumaça para o transporte logístico da equipe de apoio e material aeronáutico. 

Foram três dias intensos para toda a equipe que acompanha a Esquadrilha e, de acordo com o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira “foi um privilégio muito grande realizar essas demonstrações nas três cidades próximas a Sorocaba, no interior de São Paulo. Tivemos um público diversificado de crianças, jovens e idosos prestigiando as apresentações e vibrando junto com a gente a cada manobra”, comenta o comandante da Esquadrilha da Fumaça. Estão previstas, ainda, demonstrações em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e no Chile, durante a Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE).

As agendas da Esquadrilha da Fumaça são divulgadas mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Texto e foto: Aspirante Rogério Sousa
Revisão: Capitão Rafael Grothe

Serviço:
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.