O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, retorna às suas atividades em 2022. Nesta retomada, estão previstos voos na segunda semana de março em três cidades no interior de São Paulo.

O último mês contou com um intenso trabalho da equipe: voos de treinamento, manutenção das aeronaves e procedimentos administrativos, tudo para que estivessem prontos para a retomada da agenda de voos. “Retornar às atividades é imprescindível para um esquadrão de demonstração aérea. Desde o fim de janeiro, a equipe tem trabalhado com empenho para estar pronta para esse momento”, afirma o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, comandante do Esquadrão.

Na próxima semana, as sete aeronaves da Esquadrilha da Fumaça poderão ser vistas em Cabreúva, Tietê e Capela do Alto, respectivamente nos dias 7, 8 e 9 de março. Informações como local e horário serão divulgados posteriormente, após confirmação junto aos organizadores em cada cidade.

Em 2022, a Esquadrilha da Fumaça completa 70 anos de história, sendo uma das esquadrilhas mais antigas e respeitadas do mundo. No Brasil, o Esquadrão é uma das principais ferramentas de comunicação social, sendo um importante elo entre as instituições militares e a população civil. Fora do País, também é um instrumento de diplomacia com as Forças Armadas de países vizinhos e amigos.

As agendas do Esquadrão são divulgadas mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER). Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como solicitar uma demonstração, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe também a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

 

Texto: Aspirante Rogério Sousa
Revisão: Capitão Rafael Grothe
Foto: Tenente Marcus Lemos