Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Mais uma vez, o pátio de aeronaves da Academia da Força Aérea foi palco de um evento muito importante para o Esquadrão de Demonstração Aérea. Nessa última quarta-feira, dia 15 de dezembro, ex-integrantes, autoridades civis e militares, convidados e amigos da Esquadrilha da Fumaça puderam acompanhar a Cerimônia de Passagem de Comando do Esquadrão. Após dois anos como Comandante, o Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues passou o comando para o Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira. A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares que, coincidentemente, também foi Comandante da Fumaça em 2005 e 2006. Na ocasião também estiveram presentes o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, além de outras autoridades militares e civis da região.

Como já era esperado por todos, logo no início da Cerimônia, oito aeronaves surgiram no horizonte. Em voo invertido, o Tenente-Coronel Franklin conduziu outras sete aeronaves em voo normal para a passagem da liderança em voo ao Tenente-Coronel Garcia, que assumiu como novo líder da formação. Através do rádio, todos os presentes na cerimônia puderam ouvir as palavras do novo Comandante: “Assumo, em voo, a liderança do Esquadrão de Demonstração Aérea!”.

Ao abandonar a formação, o líder substituído realizou suas últimas manobras a bordo de um A-29 Super Tucano da Fumaça, despedindo-se diante da plateia presente. Após o pouso, as aeronaves, perfiladasem frente ao público, ligaram suas fumaças uma a uma, como forma de homenagem ao ex-líder do Esquadrão.

Na sequência da Solenidade, o ato de Passagem de Comando foi presidido pelo Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita. Emocionado durante suas palavras de despedida, o Tenente-Coronel Franklin fez agradecimentos especiais à sua família e aos integrantes do Esquadrão por todo apoio e amizade. Dirigindo-se ao novo Comandante, desejou “todo o sucesso e sorte nessa empreitada. Terá grandes desafios, como já conversamos, mas tenho certeza que saberá contorná-los com facilidade, dada sua alta capacidade profissional”.

Natural de Taubaté/SP, o novo Comandante, Tenente-Coronel Garcia, integrou a equipe da Fumaça entre 2012 e 2018, tendo voado nas posições #5 (ala esquerda externa), #6 (ala direita externa) e #7 (isolado). Em dezembro de 2019, o oficial retornou para chefiar o Setor de Operações e realizar o revezamento da posição #1 com o Tenente-Coronel Franklin. Por fim, em 2021 foi designado para o atual cargo. “Uma grande honra e sentimento de gratidão à Força Aérea Brasileira pela oportunidade concedida e confiança em mim depositada” comentou o novo Comandante.  Além disso, acrescentou também: “Entendo a responsabilidade da função e estou bastante motivado para cumprir, da melhor maneira possível, a missão do Esquadrão”. Com anos de experiência na Fumaça e no voo de demonstração, o Tenente-Coronel Garcia possui mais de 4000 horas de voo e um total de 109 demonstrações aéreas na Esquadrilha da Fumaça.

Para conhecer mais sobre a Esquadrilha da Fumaça, acesse o seu site www.fab.mil.br/eda. Também é possível acompanhar o dia a dia da equipe, seguindo a Fumaça no Instagram, Facebook e Twitter, além de acessar vídeos no canal do YouTube e fotos em alta resolução no Flickr.

Fim do conteúdo da página