No dia 25 de novembro foi inaugurado um novo monumento no hangar do EDA: o T-24 Fouga Magister. A inauguração foi realizada por meio de uma cerimônia militar, presidida pelo Comandante da AFA e também fumaceiro, Brigadeiro Gobett, bem como contou com a presença de dois veteranos do Fouga, Brigadeiro Américo Soares Filho e Suboficial Tiguen Sinzato. Após o descerramento do monumento, o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Franklin e o Brigadeiro Gobett entregaram para cada veterano um quadro como lembrança pela data especial.

O T-24 Fouga Magister, treinador básico francês, foi escolhido pelo Ministério da Aeronáutica em 1968 para a formação de uma esquadrilha moderna de demonstração da FAB, com máquinas de jato puro, sucedendo aos lendários T-6 Texan. Foram assim importados 7 aviões Fouga "Super Magister", que passaram a integrar a nova Esquadrilha da Fumaça. Apesar de suas qualidades acrobáticas excelentes, os "Magister" tinham maior limitação de alcance devido ao consumo elevado de seus reatores e exigiam pistas asfaltadas para operar. Pelas características territoriais do Brasil e necessidades do EDA à época, o T-24 Fouga Magister permaneceu um breve período na Fumaça, sendo desativado em 1972 e realizado um total de 46 demonstrações.

Desde 2012, muitos atuaram de forma ativa realizando gestões para que um modelo fosse cedido ao Esquadrão. Dentre as várias entidades e pessoas  que atuaram para que esse monumento fosse viabilizado, destaca-se a Armée de l’Air, o Brig Gobett, então comandante do EDA em 2012, os Adidos na França, coronéis Fernandes e Sandro, o EMAER, na figura do Cel Moraes, os Anjos da Guarda da Fumaça e militares da Guarnição, que trabalharam incansavelmente na restauração do T-24.

 

Texto: Capitão Furtado
Fotos: Suboficial Ribeiro
Revisão: Major Nunes