Em apoio ao projeto “Iniciativa Horizonte”, instituição filantrópica de Pirassununga (SP), a Esquadrilha da Fumaça realizou a doação de uma camisa autografada pelos pilotos do time. Por meio de rifa realizada pelo projeto, o objetivo é auxiliar no levantamento de recursos para as suas atividades.

A Iniciativa Horizonte é uma associação educativa sem fins lucrativos que tem como missão preparar jovens de 13 a 19 anos de idade, de baixa renda, para o ingresso em escolas militares, como a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), Escola de Sargentos das Armas (ESA), dentre outras. Criada em janeiro de 2017, foi fundada por dois oficiais aviadores da reserva que serviram por mais de 30 anos à Força Aérea Brasileira e encontraram na Iniciativa Horizonte uma forma de retribuir à sociedade a educação e formação profissional recebidas.

De acordo com o Coronel Aviador Raul, um dos diretores e professor, atualmente 22 jovens são atendidos, os quais usualmente permanecem com eles por dois a três anos. Desde o início das atividades, mais de cinquenta jovens já foram atendidos, com aprovações em escolas de formação das Forças Armadas e instituições públicas de ensino superior. O ensino é gratuito e a indicação dos alunos é feita pelas escolas estaduais, de alunos com média acima de 7, baixa renda, bom comportamento e menos de 10% de faltas. Alunos bolsistas de escolas particulares, e que comprovem baixa renda, também podem ser indicados. Há um “vestibulinho”, onde são selecionados os melhores classificados.

As aulas de matemática, português, redação, inglês, física, história, geografia e educação física, além de formação cidadã, são ministradas por professores voluntários e três contratados. A escola, que é custeada por meio de doações de estrutura, bens e serviços voluntários, sofreu uma queda na arrecadação durante a pandemia da COVID-19. “Atualmente, temos três alunos pagantes, fruto do interesse de muitas pessoas em estudar conosco por acreditarem nos valores que aqui pregamos. O dinheiro dessas mensalidades é integralmente revertido para custear as atividades da Iniciativa Horizonte”, explica o Coronel Raul.

Incentivar o ingresso de jovens nas fileiras da FAB e fomentar a cultura e mentalidade aeronáuticas fazem parte da missão da Esquadrilha da Fumaça e vão ao encontro da missão da Iniciativa Horizonte. 

Para conhecer mais e ser um parceiro da Iniciativa, acesse www.iniciativahorizonte.com.br e siga os perfis no Facebook e Instagram. Acesse, também, o site da Rifa Tech para participar do sorteio. Boa sorte!