Uma demonstração para um dos maiores públicos que a Esquadrilha da Fumaça já recebeu ao longo dos seus 68 anos de história. No chão, porém, apenas os militares do Esquadrão viam de perto as 50 manobras dos sete A-29 Super Tucano. De casa, mais de 300.000 pessoas assistiam, ao vivo, a uma apresentação pela primeira vez transmitida pelo Youtube.

Devido à suspensão temporária das demonstrações aéreas, a Força Aérea Brasileira, por meio do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) e o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, prepararam uma estrutura para levar ao público, que acompanhou de dentro de casa, a emoção de assistir ao espetáculo aéreo.

Transmitido diretamente da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, no local onde normalmente ficaria o público, desta vez, uma cabine de transmissão com filmadora, computadores e militares que trabalharam na divulgação de todos os detalhes do voo e na interação com o público online. “Para trazer para mais perto a emoção do voo, e de certa forma ‘compensar’ a distância física do público, trouxemos recursos inéditos, como imagens da visão dos pilotos, a interação com o público por meio de um chat e a narração por dois pilotos”, explica o Major Aviador Juliano Nunes, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça e Chefe da Seção de Comunicação Social do EDA.

Uma grande estrutura técnica foi montada para viabilizar a transmissão ao vivo. Nos bastidores, o Sargento Alisson Machado, Anjo da Guarda especialista em Tecnologia da Informação, foi um dos responsáveis pelo sucesso do evento. Por ser a primeira transmissão do tipo realizada pela Fumaça, um novo desafio para a equipe. “Desde quando foi proposto realizar esta transmissão ao vivo, houve uma preocupação de como poderíamos realizar da melhor forma possível, ao nível do EDA. Foi uma experiência incrível e tenho certeza que conseguimos cumprir a nossa missão de levar ao nosso público a emoção da demonstração aérea e de elevar o nome da FAB”, conta o Anjo da Guarda.

Além dos pilotos e Anjos da Guarda envolvidos diretamente no voo, os bastidores da apresentação contaram com cerca de dez militares da equipe, como filmagem, direção, interação com o público e apoio técnico. “O momento é de adaptação e encontramos na tecnologia uma maneira de superarmos esse distanciamento temporário do público, que reagiu muito bem a esta Live. Na plateia, muitos ex-integrantes também puderam acompanhar à demonstração. Nos é motivo de muita honra saber que estamos dando continuidade ao legado que eles deixaram para a Esquadrilha da Fumaça e para a Força Aérea Brasileira”, comenta o comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente Coronel Aviador Marcelo Franklin.

Além da transmissão, o público pôde interagir antes da demonstração por meio de uma transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo Instagram, quando puderam conhecer um pouco mais do hangar da Fumaça e da rotina dos pilotos antes de cada voo, como o briefing – momento em que os detalhes do voo são discutidos -, e a passagem pela sala de equipamentos de voo, onde se equipam com capacete e traje anti-G. Após a demonstração, o público também pôde acompanhar uma conversa ao vivo com alguns dos pilotos que haviam acabado de pousar, respondendo às dúvidas e curiosidades.

Ao todo, mais de 300.000 famílias assistiram à apresentação ao vivo, chegando a manter 51 mil visualizações simultâneas. O vídeo completo continua disponível no canal oficial no Youtube para ser assistido a qualquer momento, no endereço www.youtube.com/fumacajah. Já as transmissões que aconteceram antes e após a Live também podem ser acessadas em www.facebook.com/esquadrilhadafumaca e www.instagram.com/eda_oficial.

 

 

Mais informações:

Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Tenente Marcus Lemos

Fotos: Suboficial Marco Ribeiro