Horas antes do horário marcado para o início de uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça, o público começa a chegar e a encontrar o melhor ponto para assistir à apresentação que se iniciará. Encostados nos gradis, que separam a área do público de onde estão as aeronaves, estão atentos a todos os movimentos e curiosos com tudo o que acontece. Até que surgem, muito antes do horário marcado para o início do show, militares vestidos de macacão, analisando meticulosamente cada detalhe dos A-29 Super Tucano e preparando as atividades de apoio, como divulgação e locução.

Esses são os Especialistas da Força Aérea Brasileira (FAB), pela Esquadrilha da Fumaça chamados de Anjos da Guarda. Dos bastidores, eles garantem que as atividades em solo para o público fluirão normalmente, que o voo será seguro e que os pilotos poderão desempenhar o seu melhor em cada aeronave. 

Ao todo, a equipe atual do Esquadrão conta com 35 Anjos, sendo 27 da manutenção de aeronaves e oito de serviços administrativos. No dia 25 de março, a FAB presta o seu reconhecimento a esses militares, no Dia do Especialista de Aeronáutica. Sob o lema “Disciplina, amor e coragem”, nesta mesma data, em 1941, foi criada a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), onde são formados. Localizada na cidade de Guaratinguetá (SP), a EEAR forma técnicos que iniciam a carreira como 3º Sargentos e têm a sua ascensão até a graduação de Suboficial. 

Esses Suboficiais e Sargentos exercem funções que garantem o funcionamento da organização chamada Força Aérea Brasileira. Especificamente na Esquadrilha da Fumaça, são responsáveis pela manutenção das aeronaves, suprimentos e por serviços administrativos. O Suboficial Alexsander Pedro Lins é Especialista na manutenção dos sistemas eletroeletrônicos e de instrumentos das aeronaves. É também o Encarregado de manutenção do Esquadrão e, por isso, trabalha com ele grande parte dos Anjos. “Diariamente, nós, mecânicos especialistas, cuidamos da manutenção das aeronaves e dos seus diversos sistemas. De manhã, de tarde ou de noite estamos a postos preservando a segurança da Demonstração Aérea”, explica o Suboficial.

Especialista em Fotointeligência, o Suboficial Marco Ribeiro é um dos Anjos da Guarda que trabalha nas atividades administrativas como encarregado da Seção de Comunicação Social, realizando, também, a cobertura fotográfica do Esquadrão. “Os Anjos da Guarda da área administrativa exercem várias atividades, nas áreas de suprimento, informática, informações aeronáuticas, burocráticas, financeiras e a própria cobertura fotográfica. Tudo isso para apoiar o cumprimento da missão da Esquadrilha da Fumaça, que é difundir a imagem institucional da Força Aérea Brasileira”, conta o Especialista. 

Para apresentar todas as especialidades exercidas no Esquadrão e todos os seus integrantes, a Esquadrilha da Fumaça disponibilizou, de forma digital, a sua revista anual, que pode ser acessada pelo www.fumaca.org/revista2020. Na revista, além de todos os integrantes da equipe 2020, você encontra as formas de ingresso na FAB, a história, aeronaves utilizadas e mais informações sobre a Força Aérea Brasileira.

  • Texto: Tenente Marcus Lemos
  • Foto: Fábio Lara