O pátio de aeronaves da Academia da Força Aérea foi palco de mais uma página na história da Esquadrilha da Fumaça. Encerrando as atividades de 2019, ex-integrantes, convidados e amigos do Esquadrão puderam acompanhar, nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, a Cerimônia de Passagem de Comando da Esquadrilha da Fumaça. Após dois anos como Comandante, o Tenente Coronel Marcelo Oliveira da Silva passou o comando para o Tenente Coronel Marcelo Franklin Rodrigues. A cerimônia militar foi presidida pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Contou, também, com a presença do Major Brigadeiro do Ar Pedro Luis Farcic, Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, do Major Brigadeiro Ricardo Reis Tavares, Assessor Especial do Ministro de Estado da Defesa e do Brigadeiro Paulo César Andari, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, além de autoridades civis e militares da região de Pirassununga(SP).

O momento mais esperado ocorreu logo no início da Cerimônia, quando as sete aeronaves surgiram no horizonte. Liderando a formação, e em voo invertido, o Tenente Coronel Marcelo conduziu as outras seis aeronaves em voo normal para a passagem da liderança em voo ao Tenente Coronel Franklin, que assumiu como novo líder da formação. Todos os presentes puderam ouvir as palavras do novo líder através do rádio: “Assumo, em voo, a liderança da Esquadrilha da Fumaça”.

Ao abandonar a formação, o líder substituído realizou suas últimas manobras a bordo de uma aeronave da Fumaça, despedindo-se diante da plateia presente. Após o pouso e perfiladas em frente ao público, as aeronaves, uma a uma, ligaram suas fumaças em uma singela homenagem ao líder que ora se despede do Esquadrão.

A solenidade teve sequência com o ato de Passagem de Comando, presidido pelo Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. Em suas palavras de despedida, emocionado, o Tenente Coronel Marcelo fez um agradecimento às famílias, que “seguram as pontas nos seus lares da melhor forma possível, para que seus esposos e esposas cumpram suas missões pelo Esquadrão”. Dirigindo-se aos atuais integrantes, também deixou um recado: “Continuem sempre levando mais alto o nome da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira e do nosso país, sempre com muita segurança e profissionalismo. Obrigado pela amizade. Espero reencontrá-los em breve”.

 Mineiro de Ituiutaba, o novo Comandante, Tenente Coronel Franklin, é um velho conhecido da equipe. Ingressou na Esquadrilha da Fumaça em 2009, voando nas posições de número 2, ala direita, e número 7, isolado. Em 2013 e 2014, também participou do processo de implantação da aeronave A-29 Super Tucano no Esquadrão, despedindo-se da equipe ao final desse período. Em dezembro de 2017, retornou à Esquadrilha da Fumaça para assumir a função de Oficial de Operações e revezar a posição de número 1, líder, com o Tenente Coronel Marcelo. Em 2018, foi selecionado para assumir o Comando da Fumaça. “Ao saber que havia sido designado para comandar a Esquadrilha da Fumaça, meu sentimento foi de gratidão à Força Aérea por me confiar tão importante cargo”, comenta. “Sei da responsabilidade inerente à posição que assumirei e espero estar sempre em condições de atender aos anseios da equipe e às necessidades da instituição”. Experiente no voo de demonstração, o Tenente Coronel Franklin possui aproximadamente 4.900 horas de voo, já tendo realizado mais de 260 demonstrações na Fumaça.

 

Serviço

Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça

Texto: Capitão Grothe
Fotos: Suboficial Ribeiro e Soldado Messias (AFA)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.