A Esquadrilha da Fumaça participa, no dia 24 de agosto, do Sábado Aéreo do Comando da Aviação do Exército (CAvEx), na cidade de Taubaté/SP, a 140km da capital paulista. O evento faz parte das comemorações do Exército Brasileiro (EB) alusivas ao centenário do seu braço da Aviação.

O evento tem início às 9h e, além de diversas atividades em solo, como exposição de aeronaves, grupo de reencenação histórica, exposição de carros antigos, o Sábado Aéreo também oferece uma série de atividades aéreas para o público presente. Na programação, salto de paraquedistas, apresentação do time de acrobacia aérea civil Esquadrilha Céu, demonstrações da aviação do Exército e, a partir das 16h, demonstração da Esquadrilha da Fumaça.

“É um enorme prazer, para a Força Aérea Brasileira (FAB) e para a Esquadrilha da Fumaça, ter a oportunidade de participar de um evento cujo marco seja tão significativo como este, comemorando os 100 anos da Aviação do Exército”, afirma o Tenente-Coronel Marcelo Oliveira, Comandante da Esquadrilha da Fumaça. “Compartilhamos das mesmas raízes e origem no Campo dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro, local que foi sede da Escola de Aviação, posteriormente a Escola de Aeronáutica e, por muito tempo, a casa da Esquadrilha da Fumaça”, completa o Comandante do Esquadrão.

A entrada é franca e é necessário apresentar ingresso, que pode ser retirado no site do CAvEx por meio do endereço www.cavex.eb.mil.br, onde estão mais detalhes. A organização incentiva os participantes a doarem um quilo de alimento não perecível. De acordo com o Chefe da Comunicação Social do Comando da Aviação do Exército, Major Saulo Vila Nova, o Sábado Aéreo se destaca no calendário nacional de eventos aéreos. “A Esquadrilha da Fumaça encanta os corações de crianças e idosos e coroa a nossa programação. Para a Aviação do Exército, é uma honra receber em nossa base a Fumaça e todo o público apaixonado por aviação”, afirma o Major.

O Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira compartilham do mesmo berço da aviação no país, o Campo dos Afonsos, localizado no Rio de Janeiro/RJ. Após o término da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), em aproveitamento das instalações advindas do Aeroclube do Brasil e Escola Brasileira de Aviação, após uma visita do Alberto Santos Dumont, foi inaugurada no local a Escola de Aviação Militar, em 1919, pertencente ao EB. Décadas depois, com a criação do Ministério da Aeronáutica em 1941, as instalações e equipamentos passaram às mãos da recém criada FAB. O local também foi a casa da Esquadrilha da Fumaça desde a sua criação, em 1952, e lá permaneceu até 1963, ano em que o Esquadrão se mudou para o Aeroporto de Santos Dumont, na mesma cidade.

A agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça segue no mesmo final de semana, com demonstração no domingo (25), na cidade de Campo Grande/MS, na programação do Portões Abertos da Ala 5. A demonstração está prevista para acontecer às 15h e tem duração prevista de aproximadamente 45 minutos. As agendas de setembro e outubro também podem conferidas por meio do site oficial da Esquadrilha da Fumaça. Para mais detalhes e acompanhar a rotina da Fumaça, acesse também o seu FacebookInstagramTwitterYoutube e Flickr.

  • Texto e fotos: Tenente Marcus Lemos