O piloto da Força Aérea Brasileira, quando ingressa na Esquadrilha da Fumaça, permanece no time por cinco anos e, com a sua saída ao final deste período, abre-se a vaga para outros pilotos. Dos candidatos, além dos requisitos de experiência de voo, avaliam-se aspectos pessoais imprescindíveis para a equipe. Para tal, o Esquadrão conta com o Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA) para avaliar o perfil psicológico de cada um.

Assim, dos dias 22 a 24 de abril, dois militares do IPA realizaram, na sede da Fumaça, a avaliação dos candidatos para ingressarem no ano de 2020. Os psicólogos 1º Tenente João Marcelo Leão e a 1ª Tenente Simone Rolim aplicaram, ao longo dos três dias, métodos e técnicas para a elaboração da menção final de cada piloto, com o objetivo de assessorar o Conselho de Admissão. Tal Conselho, por sua vez, reúne todos os oficiais do Esquadrão para a discussão e avaliação de cada um, auxiliados pelo parecer do IPA.

O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Oliveira da Silva, explica a importância que tal etapa tem para o Esquadrão: “A qualidade dos candidatos é muito elevada e o IPA tem nos auxiliado grandemente, nos últimos anos, a conhecer melhor o perfil de cada um desses para que possamos fazer a melhor escolha possível, baseados na cientificidade do processo.”

Os novos pilotos passam a integrar a equipe a partir de janeiro de 2020, quando dão início ao curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea, capacitando-se para realizar as demonstrações aéreas. O 1º Tenente Psicólogo Leão, Chefe da Divisão de Seleção do IPA, acredita ser fundamental a avaliação psicológica e afirma estar honrado em poder contribuir nessa importante etapa. “A Esquadrilha da Fumaça carece dos mais bem adaptados pilotos. Sinto-me privilegiado por, trabalhando no órgão central da Psicologia da Aeronáutica, poder auxiliar nesse processo", acrescenta o psicólogo.

Após a escolha feita pelo Conselho, o Gabinete do Comandante da Aeronáutica aprecia os nomes apresentados para, então, os selecionados serem comunicados da escolha.

  • Texto: 1º Tenente Marcus Lemos
  • Foto: 1º Tenente Eduardo Marques
  • Revisão: Major Juliano Nunes