Mais um fim de semana na estrada. A agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça contemplou, nos dias 13 e 14 de abril, dois estados brasileiros: Paraná e São Paulo. O sábado foi dia de céu azul em Londrina/PR. A cidade abriga a ExpoLondrina, uma das maiores feiras agroindustriais do país. Atração principal do último dia do evento, a Esquadrilha da Fumaça encantou novos e velhos expectadores. Rafael Santos trouxe seu filho Gabriel para ver os sete aviões pela primeira vez. "Pra mim foi uma surpresa enorme, nunca tinha visto as manobras com esse novo avião e, além disso, é a primeira oportunidade que eu posso trazer meu filho", diz Rafael. De fato, a última apresentação da Esquadrilha na cidade foi em 2012 e sete anos atrás o pequeno Gabriel ainda não tinha nascido. "É muito legal quando o avião dá pirueta", afirma Gabriel imitando o som do A-29 Super Tucano.

O dia seguinte foi marcado pela instabilidade na meteorologia. O planejamento era partir de Londrina em direção a Botucatu/SP sem escalas. Porém, com o tempo bastante desfavorável, a opção mais segura foi o pouso na base em Pirassununga para reavaliação das condições. Felizmente o tempo melhorou e a Esquadrilha conseguiu decolar de sua base para realizar sua 3.864ª demonstração. As quase 15 mil pessoas presentes esperaram com paciência o tempo firmar e não se arrependeram. A apresentação, que comemora os 164 anos de Botucatu, marca o reencontro da Fumaça com a cidade depois de oito anos.

O mês continua agitado com mais três demonstrações agendadas: Brasília/DF (21/04), Jaú/SP (dia 27/04) e Marília/SP (dia 28/04). 

 

Foto: SO Marco Ribeiro
Texto: 1º Ten Eduardo Marques