A partir de 2019, a Esquadrilha da Fumaça conta com um novo piloto da posição Isolada: O Major Aviador Cléryson Wander passa a ocupar a posição com a saída do atual #7, Major Daniel Garcia, que deixa o Esquadrão e segue a sua carreira na FAB, na Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.

Integrante da equipe desde 2015, o Major Wander voava na posição de Ala Direita, o #2. Das sete posições de voo que e a Esquadrilha da Fumaça possui, ao ingressar na equipe, o piloto ocupa a mesma posição durante todo o seu período do Esquadrão, com exceção para o selecionado para ocupar a posição Isolada, reservada àqueles com mais tempo de casa e experiência no voo. Após a escolha, o selecionado realiza um novo curso, com 26 voos de instrução, em que os atuais pilotos da posição o instruem com relação às suas manobras e acrobacias, como os conhecidos Lancevaque, Chumbóide, Grossura e outras em conjunto com os aviões #5 e #6, como o DNA e o Split.

Agora, com a conclusão deste curso, o Major Wander se torna apto a iniciar as demonstrações públicas como #7. "Sinto-me extremamente honrado pela confiança da equipe por me escolher para voar nessa posição e muito agradecido pelas orientações dos meus instrutores no decorrer do curso, pelo apoio da minha família e pelo privilégio de poder continuar representando a Força Aérea e o Brasil nas asas da Esquadrilha da Fumaça", declarou o novo piloto Isolado, que fará a sua primeira demonstração ao público, na cidade de Artur Nogueira, no interior de São Paulo, no dia 01/12. Ao terminar o seu último voo do curso, foi cumprimentado pelos colegas do Esquadrão, com o recebimento do cachecol, um dos símbolos do piloto militar, e o tradicional "batismo", com a Companhia de Contra Incêndios da Academia da Força Aérea.

Com a saída do Major Garcia da equipe, seu companheiro de posição de voo passa a ser o Capitão Nilson Gasparelo. Já a sua antiga posição, Ala Direita #2, continua a ser ocupada atualmente pelo Capitão Rafael Grothe.

Neste final de semana, nos dias primeiro e dois de dezembro, a Esquadrilha da Fumaça encerra a sua agenda de 2018 nas cidades paulistas de Artur Nogueira e Casa Branca. Já a agenda de demonstrações para os primeiros meses de 2019 tem previsão de ser divulgada no início do ano, após o período de recesso, através das mídias sociais oficiais do Esquadrão. Para mais detalhes, acompanhe a rotina da Fumaça e mais informações no FacebookInstagramTwitterYoutube Flickr.

 Mais informações

  • Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
  • Tenente Eduardo e Tenente Lemos
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.