Um público que surpreendeu e lotou o pátio de operações do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS). Nas estradas, carros de Belo Horizonte, a pouco mais de 30km de distância, e de toda a região metropolitana faziam fila para acessar os Portões Abertos, que teve início às 9h e contou com atrações durante todo o dia.

As cerca de 35.000 pessoas que assistiram à apresentação fizeram muito pensamento positivo e o tempo colaborou, em condições ideais para uma demonstração com cerca de 35 minutos de duração, ante uma previsão de chuva para o dia e que preocupava quem aguardava pelos Portões Abertos e pela Fumaça.

Uma dessas pessoas era a Relações Públicas Nathália Martins, que veio de Belo Horizonte e estava com o seu marido Joubert e a filha Alice, de apenas de três anos de idade, para assistirem pela primeira vez a uma demonstração, depois de encararem um trânsito de duas horas. Para ela, as suas expectativas foram superadas: “Foi lindo, emocionante e divertido! Toda a equipe está de parabéns.” 

Vibrando muito a cada manobra, os mineiros testemunharam uma demonstração mais que especial para o Capitão Santoro, piloto da posição #3, pois esta foi a sua primeira apresentação para o público. Para ele, foi algo especial fazer a sua estreia aos mineiros presentes em massa e destacou a importância de estar ao lado de sua família e amigos: "Para mim foi uma emoção muito grande participar da minha primeira demonstração com a Esquadrilha da Fumaça, ao lado dos meus amigos e com a presença da minha família. Sempre sonhei com esse dia, que finalmente chegou. É um sonho realizado, com muita luta e muita dedicação."

A agenda do Esquadrão tem sequência no início de outubro pelo interior de São Paulo, nas cidades de Laranjal Paulista (dia 10), Sorocaba (11), Indaiatuba (12) e Socorro (13). Para mais detalhes e para acompanhar a rotina da Fumaça, acesse também o seu Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Texto e imagens: Tenente Marcus Lemos