“Inspirando gerações”. Com essa frase, as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça chegaram à cidade de Bauru na manhã deste domingo, dia 10 de junho, para participar da 5ª edição do “Arraiá Aéreo”. Cerca de 100 mil pessoas tiveram a oportunidade de assistir à demonstração da Fumaça que contou com os procedimentos dos pilotos e mecânicos, antes da partida dos aviões, além de 40 manobras feitas pelas aeronaves A-29 Super Tucano. A frase escrita pela Fumaça, “Inspirando Gerações”, fez alusão ao nome do evento que pretendeu, com atividades e atrações diversas, estimular a educação e oferecer novos conhecimentos profissionais para crianças e jovens de Bauru e região.

Responsável pelo evento, o primeiro astronauta brasileiro, Tenente-Coronel Marcos César Pontes, mostrou sua satisfação ao ver as aeronaves da Esquadrilha participando do evento. “Neste aeroclube, há muito tempo, eu vinha como criança para assistir à Esquadrilha da Fumaça, quando o grupo ainda utilizava as aeronaves T-6 Texan. Aquilo me inspirou a ser piloto e entrar pra Força Aérea Brasileira. Hoje temos a Fundação Marcos Pontes que também faz essa missão. Agradeço de coração a participação da FAB no Arraiá Aéreo para inspirar as gerações que estão aqui presentes. Tenho certeza que, deste evento, vão vir ainda muitos pilotos, engenheiros, cidadãos produtivos para nosso país. Hoje a Força Aérea Brasileira e Esquadrilha da Fumaça estão fazendo o papel delas de levar o Brasil pra cima junto com toda essa garotada”.

A equipe de 23 militares a bordo de sete aviões A-29 Super Tucano da Fumaça, mais a aeronave de apoio do 3º Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA), Esquadrão Pioneiro (Rio de Janeiro) se despediram de Bauru na manhã desta segunda-feira, dia 11, rumo à sede do esquadrão, localizado em Pirassununga (SP).  *Outras informações com a Seção de Comunicação Social da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236. 

Texto: Ten Cocate
Fotos: Ten Inforzato