Grupo de oito militares, entre Oficiais e Graduados da Esquadrilha da Fumaça, visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE - de Pirassununga (SP) na manhã desta quarta-feira, dia 23 de maio. A equipe conheceu as instalações da associação e pôde interagir com os assistidos e funcionários presentes.

Muito satisfeito com a visita, o presidente da APAE, Moacir Fonseca Júnior, afirmou que o momento foi “magnífico”. “A Esquadrilha da Fumaça é uma instituição que tem renome internacional. Quando eu disse que nós íamos receber esta visita, foi um sucesso total, porque todos conhecem o trabalho do esquadrão pela televisão ou pela internet. Sem falar que é uma forma de divulgação enorme para a APAE receber essa visita”.

Atualmente, a APAE atende mais de 900 pessoas, possui 172 funcionários e tem como finalidade principal promover o bem-estar e a proteção das pessoas com deficiência. A associação presta serviços básicos de qualidade e especializados nas áreas de educação, saúde, assistência social, apoio à família, cultura, esporte e lazer. “A missão da APAE é a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a luta pelos seus direitos”, complementou o presidente.

A diretora técnica da associação, Ellen Carla Alvarenga, afirmou que existem várias formas de as pessoas ajudarem a APAE. Há o trabalho de telemarketing (em que as pessoas são estimuladas a fazerem suas doações em dinheiro por meio da ligação de voluntários. As pessoas podem realizar doações via mensageiros da própria instituição e esses fazem o trabalho de buscar as doações nas residências dos doadores), empresa solidária (as empresas se cadastram e fazem pacotes em que estipulam o pagamento mensal de ajuda; em contrapartida, a instituição pode usar a logo da APAE como ”empresa solidária”), doações em geral, trabalho voluntário e entrega de notas fiscais (algumas pessoas optam por não pedir o CPF nos cupons fiscais e os doam para entidades que mantém pequenas urnas nos estabelecimentos. Mensalmente, os cupons são retirados, separados e lançados no site da Secretaria da Fazenda. Com isso, as entidades participam de sorteios e também conseguem resgatar os créditos acumulados nas compras, levantando fundos para manutenção e investimentos).

Doações em dinheiro para a APAE de Pirassununga podem ser feitas, diretamente, na seguinte conta:

Banco do Brasil

Agência: 01635
Conta Corrente: 3356-1

*Outras informações com a Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236. O telefone da APAE é: (19) 3565-5599.

Texto: Ten Cocate
Revisão: Cap Glauber
Fotos: SO Ribeiro