Em comemoração ao aniversário de 168 anos da cidade de Juiz de Fora (MG), a Esquadrilha da Fumaça fará demonstração aérea no dia 27 de maio, às 16h, no aeroporto Francisco Álvares de Assis, mais conhecido como “Aeroporto da Serrinha”. A última demonstração da Fumaça na cidade aconteceu em agosto de 2016 e contou com um público de cerca de 50 mil pessoas.  

Segundo o diretor de negócios do Aeroporto e do Aeroclube, Marco Roberto Nicolau, o evento está sendo feito, também, em comemoração a outras datas importantes, além do aniversário da cidade. “A apresentação da Esquadrilha da Fumaça será um grande presente para todos nós, juizforanos. Temos marcos históricos a comemorar, e a presença da Fumaça na cidade irá homenagear esses momentos importantes pelos quais estamos passando”. Além do aniversário da cidade, o Aeroclube de Juiz de Fora completará 80 anos, a Associação Juizforana de Modelismo (AJAM) fará 40 anos e este será o primeiro ano do Dia Municipal da Cerveja Artesanal e do reconhecimento do Arranjo Produtivo Local das Cervejarias Artesanais de Juiz de Fora (APL).

Nicolau informa, ainda, que a demonstração da Esquadrilha faz parte do “Aerofest – Um Brinde a Juiz de Fora”. Com entrada gratuita, o evento irá acontecer em dois dias, 26 e 27 de maio. O primeiro dia será das 9h às 22h. E o segundo, das 9h às 20h. O Aerofest é organizado pelo Aeroclube, em parceria com a AJAM e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio de diversas secretarias.

Histórico

Com mais de 3.800 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de ter contato, de maneira emocionante, com a Força Aérea Brasileira. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. As missões também podem contar com avião de apoio de vários esquadrões da Força Aérea Brasileira para o transporte de equipe e material. Geralmente, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

*Outras informações com a Seção de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.  

Texto: Ten Cocate
Revisão: Cap Grothe
Foto: SO Ribeiro