Quando as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça deram início à última demonstração na 20ª Feira Internacional do Ar e do Espaço, no Chile, na manhã do dia 8 de abril, os mais de 90 mil espectadores não imaginavam o presente que ia ser escrito no céu: “FIDAE 2018”. O público foi ao delírio com esta característica especial do esquadrão da Força Aérea Brasileira de escrever frases com fumaça branca. Somente a Fumaça e os Halcones, da Força Aérea do Chile, apresentam essa habilidade de escrita. 

A última demonstração da Fumaça aconteceu no sexto dia dessa que é a maior feira aeroespacial da América Latina. A chilena educadora de crianças, Patrícias Morales ficou encantada com a apresentação. “Impressionante as piruetas que eles fazem, inclusive juntos. Nunca havia assistido antes, somente por televisão ou vídeos. Mas ver ao vivo foi muito emocionante. Eu já sabia da amizade que existe entre a Fumaça e os Halcones, da Força Aérea do Chile, e estava curiosa para ver a demonstração da esquadrilha do Brasil”, comentou.

O circuito da Esquadrilha continua nesta terça-feira, dia 10 de abril, com o deslocamento das aeronaves A-29 Super Tucano para a cidade de Córdoba, com abastecimento em Mendoza, na Argentina. Dessa vez, a aeronave de apoio será o C-105 Amazonas, do Esquadrão Arara, 1º/9º Grupo de Aviação (GAV), da Ala 8, Manaus (AM). A próxima demonstração está marcada para a quarta-feira, dia 11 de abril, às 15h, na Escola Militar de Aviação da Força Aérea da Argentina.

Confira a agenda completa de demonstrações da Fumaça aqui: LINK

Matéria: Ten Cocate
Revisão: Capitão Glauber
Fotos: Tenente Eduardo, Fotógrafo Plínio Lins, Oswaldo Claro e Carlos Operti