Um voo inédito marcou os céus de São José dos Campos no última dia 28, quando quatro aviões da Esquadrilha da Fumaça realizaram um voo em conjunto com aeronaves E190-E2 e E195-E2 da brasileira Embraer em evento que marcou a certificação da nova linha de aviões comerciais da fabricante.

Cerca de seis mil pessoas assistiram de perto as seis aeronaves sobrevoando o público que estava próximo à pista da Embraer na cidade. Uma das aeronaves, batizada de Ozires Silva em homenagem a um dos fundadores da companhia, realizava manobras enquanto as outras cinco aeronaves se posicionavam para realizar diversos sobrevoos. O Presidente e CEO da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, agradeceu pela presença do Esquadrão neste momento que considerou histórico e especial: "A presença da Esquadrilha da Fumaça abrilhantou ainda mais nosso evento de certificação do E190-E2. Ver nossas aeronaves Super Tucano voando em formação com o E2 foi motivo de muito orgulho e emoção para todos os funcionários da Embraer", que também é a fabricante do modelo A-29 Super Tucano.

O destaque foi para uma execução inédita da manobra Break, conhecida do público da Esquadrilha da Fumaça e que, desta vez, foi realizada com a participação do E195-E2 ao centro. "Participar deste momento com a Embraer é uma reafirmação das atribuições da Esquadrilha da Fumaça de comprovar a qualidade da indústria aeronáutica e tecnologia que o Brasil possui no ramo da aviação", afirma o Tenente-Coronel Marcelo, comandante do Esquadrão. E complementa: "Estimular a vocação aeronáutica nos brasileiros é mais do que estimular o ingresso de jovens na Força Aérea Brasileira: é também levar ao conhecimento do público a grande abrangência de atividades aeronáuticas no país".

Os detalhes do voo foram acertados em conjunto entre pilotos da Esquadrilha da Fumaça e da Embraer, que discutiram aspectos de segurança, parâmetros de altura, velocidades e manobras. Ao todo, oito pilotos se envolveram diretamente e, curiosamente, os comandantes de ambas as aeronaves E2 são ex-integrantes da Esquadrilha da Fumaça, hoje na reserva da FAB e pilotos de ensaio da Embraer: O Coronel Peach, que comandou o E190-E2 isolado "Ozires Silva", foi piloto das posições #3, #6 e #7 de 1985 a 1987, quando o Esquadrão ainda voava o T-27 Tucano nas cores vermelha e branca. Já o Coronel Couto pilotou nas posições #4 e #7 de 2000 a 2004. "Não tenho palavras para descrever a emoção de realizar um voo com a Esquadrilha da Fumaça depois de tantos anos. Uma vez Fumaceiro, sempre Fumaceiro!" afirmou o Coronel Couto, que liderou a formação com o E195-E2 e comandou o famoso "Fumaça...Já!" durante as passagens.

 Nova aeronave da Embraer

Passados apenas 56 meses entre o lançamento do programa e a certificação do E190-E2, a Embraer recebeu o Certificado de Tipo de três autoridades de aviação civil para o primeiro membro da família de E-Jets E2: da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da norte americana Federal Aviation Administration (FAA) e da europeia European Aviation Safety Agency (EASA). Na prática, a certificação indica que o modelo está pronto para ser comercializado e realizar voos comerciais pelas companhias aéreas, indicando o fim do ciclo de projeção e testes do avião. É a primeira vez que um programa aeronáutico com o nível de complexidade do E2 recebe um certificado de tipo das três das maiores autoridades internacionais de certificação simultaneamente.

A Embraer é a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo e líder mundial de jatos com até 150 lugares. Fundada em 1969 pelo então Tenente-Coronel Ozires Silva, o programa de E-Jets registrou mais de 1.800 pedidos firmes e 1.400 entregas. Ao todo, a Embraer já entregou mais de oito mil aeronaves em sua história. Em média, uma aeronave Embraer decola no mundo a cada 10 segundos.

Agenda de demonstrações

A Esquadrilha da Fumaça dá início à sua agenda de demonstrações no mês de março e abril, com demonstrações no sul do país, seguida de um circuito que envolverá a FIDAE no Chile - a maior feita de defesa aeronáutica da América Latina -, e demonstrações em Córdoba e Buenos Aires, na Argentina. A agenda poderá ser consultada em www.fab.mil.br/eda e nas mídias sociais oficiais do Esquadrão.

Matéria: Tenente Marcus Lemos

Revisão: Capitão Grothe

Fotos: Tenente Eduardo, Tenente Inforzatto e Suboficial Ribeiro