Com o boné da Fumaça, ao lado de sua família, o jornalista Rafael Henzel, um dos sobreviventes do acidente com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, assistiu à demonstração da Esquadrilha da Fumaça na tarde deste sábado, dia 7 de outubro, na cidade de Chapecó. O acidente de avião aconteceu em 2016, no trecho de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) a Medellín (Colômbia).

Henzel recebeu a equipe da Esquadrilha da Fumaça no aeroporto de Chapecó, assim que as aeronaves pousaram na cidade. Muito emocionado, ele comentou como é grato ao trabalho da Força Aérea Brasileira. "Eu tenho um carinho muito especial pela Força Aérea. Retornei da Colômbia, depois do acidente, com a FAB, sendo muito bem tratado por todos. E foi um incentivo muito grande para mim a Força Aérea ter ido me buscar, junto com o jogador Allan Rouchel, para me trazer para casa, perto dos meus amigos, da minha família e do povo chapecoense".

Muito satisfeito com a demonstração da Fumaça, ele afirmou o que mais o emocionou. "Foi o fato de meu filho ter assistido pela primeira vez as acrobacias da Esquadrilha. Nós já tínhamos visto em 2011, mas ele era muito pequeno quando a Fumaça se apresentou aqui nesta época. Hoje, ele pôde assistir algo que eu considero espetacular que é o trabalho da Esquadrilha da Fumaça". E revelou, quando avistou as aeronaves chegando com a equipe da Fumaça no aeroporto de Chapecó, mais cedo: "eu particularmente tenho um carinho muito especial pela Força Aérea, porque ela esteve presente em um momento muito difícil da minha vida. Hoje, quando pousou o C-130 Hércules, foi uma emoção muito diferente, porque foi essa aeronave que trouxe nossos amigos. E o Legacy que trouxe os dois sobreviventes, eu e o jogador Allan Rouchel. É uma mistura de sentimentos e uma gratidão muito grande. Estou extremamente emocionado pela Esquadrilha da Fumaça estar aqui na minha cidade de Chapecó".

Assista ao depoimento do jornalista Rafael Henzel: 

Matéria: Tenente Cocate
Revisão: Capitão Glauber
Fotos: Tenente Cocate