Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), estará em Santo Antônio do Jardim (SP), no sábado (30), às 16h, na Avenida da Saudade, em comemoração aos 143 anos do município. Na terça-feira (02), será a vez de Vinhedo (SP) receber os sete aviões A-29 Super Tucano para comemorar os 75 anos da cidade durante a 60ª Festa da Uva e a 12ª Festa do Vinho, às 11h30, no Parque Municipal Jayme Ferragut.

A agenda da Esquadrilha segue repleta de demonstrações aéreas nos próximos dias. Este ano a FAB volta a se apresentar nas comemorações do aniversário de Vinhedo e da tradicional Festa da Uva, que completa 60 anos de história. Em Santo Antônio do Jardim, será a primeira apresentação da equipe de demonstração aérea da FAB.

“A Força Aérea é do brasileiro e estar onde o Brasil precisar é a nossa missão. As cidades costumam solicitar as demonstrações para comemorar os aniversários e também celebrar eventos tradicionais. Como instrumento de divulgação da nossa Força Aérea, para nós, é um prazer poder participar e representar a FAB. São eventos que toda a população pode estar presente, da criança ao idoso, afinal, não há custo tanto para a quem solicita a demonstração quanto para quem assiste. Fazemos apresentações com os aviões que fazem a defesa do nosso espaço aéreo e pilotados por militares brasileiros”, afirma o Capitão Aviador Ícaro Bontempo Furtado, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

Para as demonstrações, a equipe da Esquadrilha da Fumaça recomenda que o público chegue com antecedência de, pelo menos, uma hora ao local das apresentações. Em todo show aéreo que Fumaça se apresenta, há um piloto realizando a locução das manobras para direcionar os olhares e melhorar o entendimento do público.

“Estar próximo ao local onde será realizada a locução sempre é uma boa dica para o público. Recomendamos a chegada com antecedência para evitar congestionamento nas imediações e também melhorar a acomodação de todos os presentes”, complementa o aviador.

Por motivos de segurança, o uso de drones é expressamente proibido no espaço aéreo onde são realizadas as demonstrações.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Youtube e Flickr.

 

A Esquadrilha da Fumaça estará em Ituverava, interior de São Paulo, no próximo domingo (24), às 16h, no Aeroporto da cidade, para mais uma demonstração aérea com os A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) durante o Domingo Aéreo de Ituverava. O evento, que contará com diversas atrações, será em alusão aos 139 de emancipação do município.

A última apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Ituverava foi em 2011, com as aeronaves T-27 Tucano. A partir de 2013, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) - nome oficial do time de apresentações aéreas da FAB -, começou o processo de implantação do atual avião utilizado nas demonstrações, o A-29 Super Tucano, que segue com a equipe desde então.

Portanto, será a primeira vez que os ituveravenses verão uma apresentação com os atuais A-29 Super Tucano, aviões de ataque leve, modernos e usados para a defesa das fronteiras do País.

“É sempre interessante quando a Esquadrilha retorna a uma cidade que há muito tempo não recebe uma demonstração aérea da FAB. É uma oportunidade ímpar de mostrarmos a capacidade deste avião que faz a proteção das nossas fronteiras contra a entrada de aviões não autorizados. Assim como também mostrar a capacidade e o treinamento dos nossos pilotos militares, divulgar a Força Aérea Brasileira, além de incentivar a vocação e a mentalidade aeronáuticas”, comenta o Capitão Aviador João Bernardo Costa NEVES, piloto da posição número #3 da Esquadrilha.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Afrânio, Serra Talhada, Recife e Caruaru (PE) e uma demonstração em Aracaju (SE) completa a passagem da Esquadrilha no Nordeste do País

 O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, fará cinco demonstrações no Nordeste entre os dias 08 e 17 de março, atendendo às solicitações de municípios de Pernambuco e Sergipe.

A cidade de Afrânio (PE) será a primeira a receber a Esquadrilha da Fumaça. A demonstração acontecerá no dia 08 de março, às 16h, na prefeitura da cidade. No dia seguinte (09), a equipe estará em Serra Talhada (PE), para uma apresentação às 16h, no Parque dos Ipês Padre Afonso Carvalho. Ambas as demonstrações serão em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Ainda em Pernambuco, no domingo (10), às 16h, Recife recebe a Esquadrilha no Marco Zero, para comemorar os 487 anos da capital pernambucana. No sábado (16), às 16h, será a vez da população de Caruaru e região assistir aos sete aviões da Força Aérea Brasileira deixarem os rastros de fumaça em manobras nos céus da cidade. A demonstração acontecerá durante o Caruaru Aero Show, no Aeroporto Oscar Laranjeira.

No dia 17 de março, a Esquadrilha se despede do Nordeste com uma demonstração aérea em Aracaju (SE), na Orla dos Lagos, às 15h30, em comemoração aos 167 anos da cidade.

“É sempre um prazer representar a Força Aérea Brasileira em demonstrações no Nordeste. Recife e Caruaru nos receberam em 2022. Já Aracaju faz seis anos que não recebe a Esquadrilha da Fumaça. Porém, Afrânio e Serra Talhada será a primeira vez que a Esquadrilha se apresentará em ambas as cidades - já fizemos mais de quatro mil demonstrações e isso mostra o tamanho do nosso Brasil”, afirma o Capitão Aviador André Nery Bezerra, um dos pilotos da Esquadrilha que, inclusive, é natural de Aracaju. “Certamente será especial para todos, mas para mim ainda mais. Poder fazer uma demonstração com a Esquadrilha na cidade onde eu nasci, sendo uma representação do nordestino, do sergipano e, especificamente, do aracajuano dentro desta equipe, é algo inexplicável”, complementa o Capitão que estará pela primeira vez com a Esquadrilha em Aracaju, por ter ingressado no Esquadrão em 2021.

AGENDA

  • Afrânio (PE) – 08/03, 16h, na Prefeitura.
  • Serra Talhada (PE) – 09/03, 16h, Parque dos Ipês Padre Afonso Carvalho
  • Recife (PE) – 10/03, 16h, Marco Zero
  • Caruaru (PE) – 15/03, 16h, Aeroporto Oscar Laranjeira
  • Aracaju (SE) – 17/03, 15h30, Orla dos Lagos 

 A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

A Esquadrilha da Fumaça, equipe de demonstração da Força Aérea Brasileira (FAB), estará em Itirapina (SP), neste sábado – 02/03 -, às 15h30, no Parque Jardim Europa, para realizar a primeira apresentação do ano em alusão aos 89 anos da cidade. No dia seguinte, 03/03, às 10h, será a vez da cidade de Pedreira, também no interior paulista, receber os sete aviões A-29 Super Tucano da Esquadrilha no Morro do Cristo.

A primeira vez em que a Esquadrilha da Fumaça esteve em Pedreira foi em 2006. Há época, eram utilizadas as aeronaves T-27, que foram substituídos pelos atuais A-29 Super Tucano, implantados em 2013. Ou seja, será a primeira vez que a população de Pedreira poderá acompanhar uma apresentação com os mesmos aviões que fazem a proteção das fronteiras do nosso país.

Já em Itirapina, a última vez em que a equipe esteve na cidade foi em 2019 e, cinco anos depois, retorna para participar das festividades do aniversário do município.

“Será um prazer participar das festividades em comemoração aos 89 anos da cidade de Itirapina, assim como realizar uma demonstração pela primeira vez com os A-29 Super Tucano em Pedreira. Em comparação com as aeronaves anteriores, foram feitas algumas alterações na apresentação e hoje podemos fazer algo mais moderno e arrojado. O Super Tucano é um caça de ataque leve, utilizado para a defesa de nossas fronteiras contra a entrada de ilícitos e aeronaves não autorizadas, a única diferença é que o nosso está com as cores da bandeira do Brasil e dispensa fumaça pelo escapamento, o que proporciona uma melhor visualização das manobras e, o Super Tucano que faz a defesa do espaço aéreo é camuflado e possui armamento bélico”, afirma o Capitão Aviador Felipe Kawka.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) teve um novo Comandante designado em cerimônia militar presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, na manhã da última segunda-feira (11), na Academia da Força Aérea (AFA). Na ocasião, o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira passou o distintivo de líder do Esquadrão ao Tenente-Coronel Juliano Augusto Sousa Nunes.

Anteriormente à cerimônia em solo, houve a passagem de liderança em voo, com os sete aviões A-29 Super Tucano dispensando fumaça com as cores da bandeira do Brasil e o Tenente-Coronel Garcia à frente da formação em voo de dorso passando a liderança ao seu sucessor.

Em seu discurso de despedida, o ex-Comandante elencou três pilares que o ajudaram a percorrer os dois anos à frente do Esquadrão com êxito – fé em Deus, profissionalismo e segurança. Agradeceu a todos os momentos em que passou no Esquadrão e desejou boa sorte ao novo Comandante. “Desejo sucesso a todos, agradeço por ter pertencido à Fumaça nesses últimos dez anos, fiz o meu melhor, tenho a certeza que todos serão muito felizes. Desejo sucesso ao Tenente-Coronel Nunes à frente de todos os “fumaceiros” levando o nome do Brasil e da Fumaça cada vez mais alto. Fumaça...Já!”.

O Tenente-Coronel Garcia teve uma passagem longeva pelo EDA. Integrou a equipe de 2012 a 2018, tendo voado nas posições #5, 6# e #7. Retornou em dezembro de 2019 na Função de Oficial de Operações dividindo a liderança de voo com o então Comandante Tenente-Coronel Marcelo Franklin Rodrigues, recebendo posteriormente o cargo de Comandante em dezembro de 2021.

O Tenente-Coronel Nunes, natural de Belo Horizonte (MG), ingressou na Força Aérea Brasileira em 1999, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar. É aspirante de 2004 e foi promovido ao atual posto em 30 de abril deste ano. Teve passagem pela Fumaça por cinco anos – 2016 a 2021 – tendo voado na posição de número #4 e retorna ao EDA como líder de voo e Comandante do Esquadrão.

“É uma satisfação enorme assumir o Comando da Esquadrilha da Fumaça e conto com a nossa Força Aérea Brasileira e com todos os brasileiros para continuarmos elevando a Bandeira do Brasil que temos na cauda do avião. É um prazer estar aqui. Fumaça...Já!”, disse o Tenente-Coronel Nunes, atual Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea.

 

 

  

Fim do conteúdo da página