Pergunta frequente

Quais são os principais títulos oferecidos pelo Tesouro Direto?

            O Tesouro Prefixado (LTN) possui taxa predefinida no momento da compra do título, ou seja, o investidor já sabe qual será a taxa de juros paga ao final da aplicação. Por ter rentabilidade predefinida, seu rendimento é nominal. Isso significa que é necessário descontar a inflação para obter o rendimento real da aplicação. Mantendo o título até o vencimento, você receberá R$1.000,00 para cada unidade do papel (se você comprar uma fração de título, o recebimento será proporcional ao percentual adquirido). A diferença entre esse valor recebido no final da aplicação e o valor pago no momento da compra representa a rentabilidade do título.

            Ao investir no Tesouro Selic (LFT), o investidor não sabe exatamente qual será a sua rentabilidade no final do período, uma vez que oferece rentabilidade diária vinculada à variação da taxa básica de juros. Este título é mais indicado em caso de expectativa de que a taxa de juros suba ou permaneça em um patamar elevado, ou, para investidores que não acompanham o mercado e podem precisar resgatar o valor investido a qualquer momento.

            O Tesouro IPCA + (NTN-B) oferece rentabilidade vinculada à variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação “oficial” do país), acrescida de uma taxa predefinida de juros. Ele proporciona rentabilidade real, ou seja, garante o aumento do poder de compra do seu dinheiro. Desse modo, independente da variação da inflação, a rentabilidade total do título sempre será superior a ela. Dada essa característica, aliada ao fato de esse título possuir disponibilidades de vencimentos mais longos, ele é indicado para quem deseja poupar para a aposentadoria, compra de casa e estudo dos filhos, dentre outros objetivos de longo prazo.