Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Dia do Assistente Social
Início do conteúdo da página

          No dia 15 de maio comemora-se o Dia do Assistente Social, e, nesta data, a Diretoria de Administração do Pessoal, Órgão Central do Sistema de Serviço Social do Comando da Aeronáutica (SISESO), por meio de sua Assessoria de Serviço Social, ressalta a importância do trabalho desse profissional que contribui para o apoio à Dimensão Humana da Força Aérea Brasileira (FAB).

          O exercício profissional do Assistente Social é respaldado em princípios éticos e tem mantido a qualidade dos serviços prestados desde a criação do Ministério da Aeronáutica até os dias atuais,notadamente aprimorado pela publicação da NSCA 163-1/2020.No âmbito coletivo, os profissionais direcionam suas ações aos programas, projetos e atividades socioeducativas, consonantes às legislações em âmbito nacional, bem como às diretrizes mundiais para a categoria, correlacionadas às normativas atinentes ao Serviço Social no bojo do COMAER.

          No que tange à esfera individual, realiza a viabilização de benefícios socio assistenciais,encaminhamento intrainstitucional e extrainstitucional, orientação social, elaboração de relatório social,visita domiciliar, dentre outros. O Órgão Central do SISESO tem pautado sua gestão no planejamento, pesquisa, implementação e avaliação do trabalho social com vistas ao constante aperfeiçoamento dos processos de trabalho. Vale salientar que, paralelamente, incentiva e estimula a produção acadêmico-científica e propõe intensificar a participação dos assistentes sociais nas operações desdobradas em situações de desastres, calamidades públicas, ações humanitárias e cívico-sociais, materializando a multiplicidade e complexidade do contexto nos quais se inserem.

          Atualmente, o SISESO possui 113 assistentes sociais, sendo 101 militares e 12 servidoras civis, que atuam de forma coesa, contribuindo para a conservação da operacionalidade e promoção do comprometimento com a missão institucional a partir do atendimento às demandas sociais dos militares(ativos e veteranos) e dos servidores públicos (ativos e aposentados) do Comando da Aeronáutica(COMAER), bem como de seus respectivos dependentes e pensionistas, sendo que esse fazer profissional vem contribuindo, também, para consolidar a profissão na FAB.

          Não podemos deixar de destacar a atuação dos Assistentes Sociais no cenário de pandemia de COVID-19, no acolhimento e acompanhamento social de pacientes diagnosticados com a doença ou com a implicação de sequelas e o apoio a seus familiares. O atual contexto exigiu que os profissionais se mostrassem criativos e propositivos, transformando seu espaço sócio-ocupacional adaptando suas atividades de trabalho a nova realidade de distanciamento social.

          Portanto, que o dia 15 de maio seja uma oportunidade para que todos os Assistentes Sociais reflitam sobre seu exercício profissional e que possam ser reconhecidos pela sua colaboração no cumprimento da Missão da Força Aérea, qual seja, “manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria”. Parabéns a todos os Assistentes Sociais do Comando da Aeronáutica!!!

 

Rio de Janeiro, 14 de maio de 2021.

 

Maj Brig Ar Fernando César da Costa e Silva Braga

Diretor de Administração do Pessoal

Fim do conteúdo da página