Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PASSAGEM DE CARGOS DE SUBDIRETORES DA DIRAP
Início do conteúdo da página

A DIRAP realizou, em 26 de fevereiro, a cerimônia de Passagem dos Cargos de Subdiretor de Pessoal Civil e Subdiretor de Veteranos e Pensionistas, do Coronel Intendente Marcelo Tenório de Carvalho ao Coronel Aviador João Spencer Ferreira da Costa Junior e ao Coronel Intendente Marconi Bentes Mangabeira Rocha Junior, respectivamente. A solenidade foi presidida pelo Diretor de Administração do Pessoal, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga.

Legenda:  Cel Spencer, Cel Marconi, Cel Tenório, Brig Ar Lélio e Brig Ar Braga

Em seu discurso, o Cel Int Tenório, usou como introdução o poema original “Navegação à deriva” de Marcus Vinícius Quiroga — seu cunhado falecido em virtude do coronavírus — em solidariedade às vítimas e aos seus familiares da pandemia da Covid-19. Relembrou também desafios assumidos, agradeceu aos seus antecessores, à Diretoria e ao efetivo. “Tive o privilégio de navegar à deriva nos mares da administração do pessoal da Aeronáutica. Não que estivesse sem norte, muito pelo contrário, mas por saber que contava com experientes navegadores a bordo, pude explorar mares nunca antes navegados por mim, exercitando, assim, a visão além do mar à vista”, disse.

Legenda: Cel Tenório

O Diretor, Brig Ar Braga agradeceu ao subdiretor substituído pela oportunidade da convivência, parceria e lealdade, e disse: “Embora nós tenhamos trabalhado juntos por pouco tempo, seu esforço e sua exemplar competência na condução das Subdiretorias é algo nítido. Cel Tenório pode ter certeza que o senhor, neste momento, faz parte da história da DIRAP”. Ao final, parabenizou e deu boas-vindas ao Cel Spencer e ao Cel Marconi.


Legenda: Brig Ar Braga (esq) e Cel Spencer (dir)


Legenda: Brig Ar Braga (esq) e Cel Marconi (dir)

Estiveram presentes à solenidade, o Diretor de Administração da Aeronáutica, Major Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra; o Subdiretor de Pessoal Militar, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior; comandantes, chefes e diretores de OM da GUARNAE-GL, além de militares e civis do efetivo da DIRAP. O público foi reduzido e a cerimônia seguiu as orientações de distanciamento em virtude da pandemia da Covid-19.

Descerramento do Retrato nas Galerias de Ex-Subdiretores

 Antecedendo à cerimônia de Passagem de Cargos, foi realizado o Descerramento dos Retratos de Subdiretor de Pessoal Civil e Subdiretor de Veteranos e Pensionistas, nas respectivas galerias.

Na ocasião, o Coronel Tenório — Subdiretor interino de Pessoal Civil – de agosto de 2020 a janeiro de 2021 – e Subdiretor interino de Veteranos e Pensionistas de fevereiro de 2020 até fevereiro de 2021 —, descerrou seus respectivos quadros.


Navegação à deriva 
de Marcus Vinícius Quiroga

Quem navega à deriva

sabe que há vida além dos mares nos mapas

além das bússolas, astrolábios, diários de bordo

além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos

 

Quem navega à deriva

acredita que há nos mares miragens, portos

inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas

água potável, aves voando sobre terra, vertigem

 

Quem navega à deriva

aprende que há mares dentro do mar à vista

profundidade secreta, origem do mundo, poesia

escrita cifrada à espera de quem lhe dê sentido

 

Quem navega à deriva

se perde da costa, do farol na torre, dos olhares

atentos, dos radares, das cartas de navegação

imigra para mares de imprevista dicção

 

Texto: ASP QOCon REP Paraguassú
Edição: 1T QOCon REP Paola Bittencourt
Imagens: 2S Victor

Fim do conteúdo da página