Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Associação Comercial do Rio de Janeiro recebe palestra da FAB e encerra comemorações pelo Dia do Aviador
Início do conteúdo da página


O Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileira (SICEAB) foi tema da palestra ministrada pelo Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), na sexta-feira (23 de novembro), ocasião em que foram encerradas as comemorações pelo Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. O evento reuniu uma plateia com cerca de 30 pessoas entre oficiais generais da área Rio de Janeiro e comerciantes associados à ACRJ.

A abertura do evento foi realizada pela presidente da ACRJ, senhora Angela Costa, que destacou a importância da homenagem à Força Aérea. “É uma honra prestar essa homenagem à FAB e, mais ainda, conhecer seus projetos e atividades para a proteção do país”, discursou. Já o coordenador do Mês da Asa no Rio de Janeiro e Diretor de Administração do Pessoal (DIRAP), Major Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, citou alguns projetos da FAB ainda pouco conhecidos pelo público: “Realizamos transporte de órgãos, de urnas eletrônicas para localidades de difícil acesso, construímos junto com o Exército pistas de pouso e também participamos do Projeto Rondon”, enumerou.
 
Em sua apresentação, o Brigadeiro Bertolino citou a Campanha Institucional Dimensão 22 apresentando assim a área de atuação da FAB. Citou a avaliação positiva da segurança aérea brasileira: “O Brasil é o segundo país mais bem avaliado em navegação aérea e o quarto em segurança operacional da aviação”, destacou, além de informar que o país é o que mais possui radares em todo o mundo, no total são 170.

Além de informações sobre o SICEAB, o oficial general citou o apoio prestado pela FAB a outros países, como a participação na implantação do sistema de controle do espaço aéreo da Bolívia, os cursos realizados no DECEA por controladores de voo do Paraguai e Uruguai. “Fomos convidados para gerenciar e regular o fluxo de navegação aérea em Buenos Aires durante os dias da reunião de cúpula do G-20, que acontece no próximo fim de semana”, contou.

Estiveram presentes o Vice-Diretor do DECEA, Major Brigadeiro do Ar Leônidas de Araújo Medeiros Junior; o Diretor do Hospital Central da Aeronáutica, Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky; e comerciantes fluminenses.

Fim do conteúdo da página