Em 08 de novembro de 1965 foi criado o CPD-BR (Centro de Processamento de Dados), a primeira iniciativa do Ministério da Aeronáutica para a criação de um órgão que se preocupasse com Processamento de Dados, que incumbia a Inspetoria Geral da Aeronáutica dos estudos para a criação de um Centro de Computação Eletrônica da Aeronáutica.
Observa-se nesse período que o processamento de dados cede o lugar à Informática, com uma visão mais ampla e catalisadora das informações que facilitassem à tomada de decisão.
Os serviços de Processamento de dados (Vice-Chefia do EMAER) e de Estatística (3ª Subchefia do EMAER) foram reunidos no Centro de Informática e Estatística (CINFE) que ficou subordinado ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP).
O CINFE, no Decreto de sua criação (1983), tinha como atribuições "planejar, orientar e controlar as atividades de Informática e Estatística na Aeronáutica". Este mesmo documento designava o CINFE como Órgão Central do SIMAER e do SETA, alterava o nome de CCA para CCA-RJ e criava o CCA-BR, a ser instalado em Brasília.
Redes Sociais