Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA inicia preparativos para a obra de Alcântara - MA
Início do conteúdo da página

COMARA inicia preparativos para a obra de Alcântara - MA

      Entre os dias 7 e 9 de abril, o Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Steven Meier, foi recebido em Alcântara-MA, no Centro de Lançamento Aeroespacial - CLA, pelo novo Diretor da instituição, Coronel Aviador Marcello Corrêa de Souza, para tratar do início das obras de construção do novo pátio de estacionamento de aeronaves, taxiway de acesso e corpo de aterro para a ampliação da pista de pouso e decolagem, todas sob responsabilidade da COMARA.

     Também participaram dessa missão precursora o Cap Maia, Chefe da Divisão de Logística, o Cap Kaulin, Chefe da Subdivisão de Obras, o Ten Sobrinho, responsável pelo licenciamento ambiental da obra, e o Asp Saulo Barbosa, gerente do futuro Destacamento de Engenharia de Alcântara – DECO-AK.

     Após uma breve explanação ao Diretor e Vice-Diretor do CLA sobre o escopo das obras, onde estes puderam sanar todas as suas dúvidas a respeito das atividades que serão desenvolvidas, cronograma de execução e dificuldades envolvidas, a comitiva participou de uma produtiva reunião por videoconferência com integrantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) para tratar do licenciamento ambiental da obra.

     Adaptando-se às medidas de prevenção ao contágio e de combate à propagação do COVID-19, a SEMA disponibilizou uma ferramenta de suporte remoto, o Gerenciador Eletrônico de Documentos (GED), além de outras ferramentas de atendimento ao público que dispensam o contato com outras pessoas, como a plataforma SIGLA, exclusiva para a emissão de licenças ambientais.

      Todos as peças técnicas e documentos exigidos para o licenciamento ambiental da obra já haviam sido previamente produzidos e, seguindo a orientação dos técnicos da SEMA, foram devidamente cadastrados na plataforma SIGLA durante a visita a Alcântara.

     Além de vistoriar os locais de implantação do pátio de estacionamento de aeronaves, taxiway de acesso e da área de execução do corpo de aterro para a futura ampliação da pista, a comitiva também visitou as áreas de bota-fora e instalações que servirão para a montagem do canteiro e alojamento dos militares e servidores civis da COMARA.

     "Numa simples visita como essa, é possível identificar não apenas os óbices a serem enfrentados, mas também inúmeras oportunidades para otimizar os trabalhos da COMARA. Por mais detalhado que seja o projeto, nada substitui uma visita técnica prévia ao local das obras", afirmou o Coronel Steven.

     No último dia da inspeção, os militares da COMARA foram a São Luís visitar a empresa Megamix, vencedora do certame para a produção e fornecimento do concreto usinado que será empregado nas obras do pátio e taxiway.

     O objetivo principal consistiu em verificar os equipamentos que serão empregados e a disponibilidade da empresa para iniciar a mobilização dentro do período planejado.

     "Apesar dos volumes de terraplenagem envolvidos serem bastante elevados, superando os 500 mil metros cúbicos de corte apenas na área do pátio, estamos otimistas de que será possível iniciar a concretagem ainda neste segundo semestre de 2020", informou o Vice-Presidente da COMARA.

 

Texto: Cel Av Steven
Fotos: Asp Eng Saulo Barbosa

Fim do conteúdo da página