Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PRIMEIRA PASSAGEM DE COMANDO DO ES-AK
Início do conteúdo da página

Aconteceu nesta sexta-feira (10/01) pela primeira vez na Guarnição de Aeronáutica de Alcântara, a Passagem de Comando do Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES-AK). A Major Médica Patrícia Francioli Honorato assumiu o comando do ES-AK em substituição ao Major Médico Helder De Oliveira Andrada, após dois anos no cargo.

O ato de Passagem, presidido pelo Diretor do Hospital de Aeronáutica de Belém, Coronel Médico Yoshibumi Kumeta, contou com a presença de autoridades civis e militares das Forças Armadas do Maranhão. Em seu discurso, o Coronel Kumeta reforçou a importância vital no novo processo de reestruturação do Sistema de Saúde da Aeronáutica e na implantação da Policlínica em Alcântara.

“É uma honra ser a primeira de muitas comandantes que, certamente,  servirão nesta praça, ao mesmo tempo carregamos a responsabilidade e pragmatismo de transformar o Esquadrão de Saúde de Alcântara numa avançada Policlínica, cientes da complexidade da gestão de saúde, e poder oferecer um serviço de saúde compatível que se espera do poder público, seguindo as diretrizes do Hospital de Aeronáutica de Belém e da Diretoria de Saúde da Aeronáutica”, diz a nova comandante do ES-AK, primeira mulher a assumir uma Organização Militar das Forças Armadas no Maranhão.

 

 

Nova Comandante

 

A Major Médica Patrícia Francioli Honorato é natural da cidade Belém,  Estado do Pará.

É graduada em medicina pela Universidade Federal do Pará em 1997, foi declarada segundo-tenente em 02 de setembro de 2004, e promovida ao atual posto em 31 de agosto de 2019.

Fez residência médica em clínica médica no Hospital Universitário João de Barros Barreto em Belém em 2000 e residência médica em radiologia e diagnóstico por imagem no Hospital Ofir Loyola, Belém em 2004.

Possui o curso de medicina aeroespacial na Universidade da Força Aérea, curso de prevenção de acidentes aeronáuticos, fator humano pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, curso de aperfeiçoamento de oficiais pela Escola De Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, curso de extensão em gestão de processos pelo Centro Universitário do Sul de Minas e MBA em gestão pública com ênfase em projetos e processos pela Universidade da Força Aérea. 

Fim do conteúdo da página