Entre os dias 19 e 22 deste mês, o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) sediou o Curso Básico de Busca e Salvamento SAR 005, que contou com a participação de 183 alunos. A capacitação teve como objetivo aprimorar os conhecimentos e habilidades técnicas dos participantes nas operações de busca e salvamento (SAR – Search and Rescue), promovendo a integração entre diferentes instituições e profissionais.
Coordenado pelo Capitão Fábio Cesar, o curso teve instruções ministradas por ele e também pelo Primeiro Sargento Cleon Fraga dos Santos, Segundo Sargento Luiz Filipe Terbeck, do Segundo Sargento Giovanni Cocco Alves, e da Segundo Sargento Lis Ceci Lyra Fontes. As atividades incluíram aulas teóricas com foco em procedimentos operacionais, técnicas de localização, resgate de vítimas e atuação coordenada em cenários de emergência.
Participaram do curso militares da Força Aérea Brasileira, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, integrantes da Polícia Militar do Paraná (PMPR) – incluindo os Grupamentos Aéreos da PMPR –, da Polícia Civil do Paraná, da Polícia Civil de Santa Catarina, além de representantes da sociedade civil, demonstrando o interesse e o comprometimento de diversos setores com as ações de salvamento e proteção da vida.
A abertura da semana teve a presença do Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Regilânio Isaias Aguiar de Melo, que saudou todos os presentes e desejou um ótimo e proveitoso curso. Já a cerimônia de encerramento foi presidida pelo Chefe da Divisão de Operações, Tenente-Coronel Aviador Luiz Eduardo de França Scovino, que parabenizou todos os participantes e entregou os certificados de conclusão. Em suas palavras, o Tenente-Coronel França destacou a importância da capacitação conjunta e da cooperação interinstitucional nas operações SAR.
Durante o evento, a BCT Chrystal Sales Gelli foi reconhecida como a primeira colocada na classificação geral do curso, destacando-se pelo desempenho exemplar na avaliação final.
A realização do Curso SAR 005 reforça o compromisso da Força Aérea Brasileira com a formação técnica, a valorização da vida e a atuação integrada entre as forças armadas, órgãos de segurança pública e sociedade civil.
Assessoria de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: Ten Chiquini
Fotos: 1S R. Rodrigues
Redes Sociais