O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) formalizou, por meio do Contrato nº 005/CINDACTAII/2025, o início das obras de reforma da infraestrutura de fornecimento de energia elétrica dedicada aos sistemas de navegação aérea e controle do espaço aéreo no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).
A reunião de abertura do contrato foi realizada no dia 16 de maio de 2025, presidida pelo Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Regilânio Isaias Aguiar de Melo. O encontro contou com a presença da empresa vencedora da licitação, CLEMAR Engenharia, e a participação, por videoconferência, de representantes do Subdepartamento Técnico do DECEA (SDTE), da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO).
O projeto contempla a implantação de um novo sistema de fornecimento de energia — a chamada Casa de Força (KF), na modalidade Eletrocentro, com capacidade de 350 kVA. A estrutura será composta por Geradores de Grupo Motor (GRUGERs) e um Sistema de Armazenamento de Energia (BESS – Battery Energy Storage System), sendo o CINDACTA II a primeira OM do SISCEAB a adotar esse tipo de solução tecnológica em suas instalações. Também, o CINDACTA II será o primeiro Regional a licitar e implantar uma infraestrutura elétrica completa para um sistema de controle do espaço aéreo de um aeroporto internacional sob responsabilidade do DTCEA-CO.
O objetivo principal da obra é restabelecer a infraestrutura crítica de fornecimento de energia, severamente afetada durante o estado de calamidade ocorrido em abril de 2024. Na ocasião, equipamentos essenciais foram submersos em água, barro e outros detritos, resultando na perda total e na necessidade de substituição de todos os sistemas da Casa de Força (KF) e das demais Subestações Remotas, como as do Bloco Operacional, KT-RADAR, KT-VHF, LOC, GLIDE, entre outras.
Fruto do empenho do efetivo da Subdivisão de Eletromecânica da Divisão Técnica, com apoio da Seção de Engenharia e demais setores da Divisão Administrativa, o projeto visa não apenas restaurar a capacidade operacional do CINDACTA II, mas também reduzir a atual dependência da infraestrutura das empresas CEEE e FRAPORT, conferindo maior autonomia e segurança energética à operação.
Além disso, a iniciativa busca atender às exigências das Instruções do Comando da Aeronáutica do DECEA, bem como às normas da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) sobre tempos máximos de interrupção no fornecimento de energia elétrica aos auxílios à navegação aérea.
O projeto está alinhado ainda à Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA 21-2), contribuindo para a integração dos equipamentos e sistemas do SISCEAB ao Sistema de Gerenciamento Técnico (SISGTEC).
Com a execução desta obra estratégica, espera-se que o CINDACTA II recupere, no menor prazo possível, sua plena capacidade de operação independente, garantindo a continuidade dos serviços de controle do espaço aéreo e reforçando a segurança das operações aeronáuticas na região Sul do país.
Assessoria de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: Cel Calderal
Fotos: 1S R. Rodrigues
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