Entre os dias 07/04/25 e 16/05/25, foi realizado o Treinamento de Controle Convencional de nove profissionais paraguaios – pertencentes ao Controle de Aproximação de Assunção – promovido pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu (DTCEA-FI).
O Treinamento dos profissionais estrangeiros foi uma iniciativa disponibilizada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), em coordenação com a Subdivisão de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 2) e o DTCEA-FI – sua Unidade subordinada.
Dividida em 3 turmas, a atividade esteve sob o comando do Maj Av Gláucio Ney Pereira Rocha (CMT do DTCEA-FI). A chefia do Treinamento esteve a cargo do Cap R1 CTA Edson (FISO) e foi coordenada e executada pelos militares controladores de tráfego aéreo do efetivo, operadores e instrutores do Controle de Aproximação do Destacamento (APP-FI).
A instrução foi planejada em teoria e prática, o que permitiu que os estagiários tivessem mais confiança durante as simulações sem o auxílio do radar.
A atividade foi desenvolvida no simulador X4000 do APP-FI, consistindo em reproduzir cenários de operação, nos quais as técnicas de controle de tráfego foram aplicadas em situações de contingência e extraordinárias, como falhas ou degradações de auxílios e equipamentos de apoio ao homem. Assim, os profissionais da nação vizinha foram treinados para atuar em condições adversas, pondo em prática o conhecimento adquirido na parte teórica.
Com esses programas, o Brasil se dispõe a difundir sua expertise na área e, desta forma, reforça os laços de amizade e a cooperação entre os países da América do Sul. Pois, o DECEA, por sua competência, é reconhecidamente tomado como referência urbi et orbi na prestação dos serviços de controle do espaço aéreo.
O CMT do DTCEA-FI, Maj Av Pereira, agradeceu a confiança depositada – pelo CINDACTA 2 e pelo DECEA – na capacidade do Destacamento para desenvolver este trabalho; reconheceu a importância da Unidade, como parte integrante do SISCEAB; e assumiu a responsabilidade de sediar a atividade de treinamento dos estrangeiros, plenamente correspondida.
Assessoria de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: SO Diniz
Fotos: DTCEA-FI
Redes Sociais