Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > ESTAGIÁRIO DO SETOR DE FISIOTERAPIA DO ES-CT, EM PARCERIA COM A UFPR, FALA SOBRE “PREVENÇÃO DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS EM CORREDORES” PARA O EFETIVO DA GUARNAE-CT
Início do conteúdo da página

Na última segunda-feira (04/11), o estagiário de Fisioterapia Luís Henrique Paladini, graduando da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a supervisão da preceptora de estágio 1º Ten Daniela Gallon Corrêa, ministrou a palestra intitulada “Prevenção de Lesões Musculoesqueléticas em Corredores”, no Auditório 14BIS, no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), para o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Curitiba (GUARNAE-CT).

 

 

Na ocasião, foram abordadas as características de treinamento e o histórico de lesões de corredores militares, além de verificar possíveis associações entre os hábitos e as características de treinamento com lesões musculoesqueléticas prévias relacionadas à corrida. Além disso, o estudo ressaltou a importância da parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Setor de Fisioterapia do Esquadrão de Saúde de Curitiba (ES-CT), beneficiando o aprendizado e o crescimento pessoal dos estagiários e proporcionando atividades científicas e práticas para melhoria da saúde do efetivo da Aeronáutica.

Após a palestra, os participantes puderam tirar dúvidas e contar com expertise da equipe multiprofissional na área desportiva, que compôs uma mesa redonda formada pelos seguintes especialistas: fisioterapeuta Regina Moreira Borges de Macedo; educador físico Benny Wong; Cel Marco Tulio; médico ortopedista Luís Antônio Bauer; nutricionista Simone Biesek e atleta de alto nível de corrida 1S Sérgio Rodrigues da Silva.

 

 

Segundo o estagiário Luís H. Paladini, essa palestra é apenas um estudo inicial que traz para a FAB possíveis sugestões que poderão ser implementadas gradativamente com o intuito de promover a saúde dos militares e evitar possíveis comprometimentos a longo prazo na funcionalidade dos mesmos.

 

 

Seção de Comunicação Social do CINDACTA II

Texto: 1T Daniela

Fotos: 2S SMU R. Rodrigues

 

Fim do conteúdo da página