Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA IV retoma aplicação de TACF após anos pandêmicos
Início do conteúdo da página

11.09.22 - Corrida de revezamento, por Cap Eric - SERIPA IV (3).jpg

O cronograma de aplicação do Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) aos militares do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) já está definido. Após mais de dois anos de suspensão dessa atividade em decorrência da pandemia de Covid-19, o TACF foi retomado no dia 19 de setembro.

Conforme prefácio da NSCA 54-3, “o Comando-Geral de Pessoal, por intermédio da Comissão de Desportos da Aeronáutica, vem aperfeiçoando os critérios de avaliação de condicionamento físico e os métodos de treinamento, com o objetivo de melhor preparar fisicamente os militares da Força Aérea para o exercício das atividades laborativas”.

O efetivo do SERIPA IV tem se preparado desde o primeiro trimestre de 2022, quando o treinamento físico militar retornou à rotina. Visando incentivar ainda mais a prática de exercício físico, iniciou-se no último mês um desafio de corrida, iniciativa dos próprios militares do efetivo.

Os participantes foram desafiados a correr um total de 24 quilômetros no período de 01 a 31 de agosto, aproveitando para se preparar para o TACF. A maioria dos 15 participantes atingiu a meta. Somados os esforços do efetivo, foram percorridos 663,7 km de corrida, ganhando destaque o Suboficial BMA Lailson Lopes Hancio, que teve a marca individual de 196,6 km.

Para setembro, o objetivo do desafio aumentou. Os participantes deverão correr 26 quilômetros. Alguns já cumpriram parte da meta no domingo, dia 11 de setembro, ao realizarem uma corrida de revezamento na região do Parque Ibirapuera. Os capitães Fernando Fontes Metring, Eric Ferreira dos Santos e Mayara Arruda Câmara de Lira, os suboficiais Lailson Lopes Hancio e Marcelo Henrique Franco de Magalhães e os sargentos Everton da Silva Azevedo, Leandro Andrades de Souza e Edimílson Daniel Pacheco, formaram duas equipes e cada uma correu aproximadamente 5,5 km.

A aplicação do TACF se estenderá até meados de outubro e o Chefe do SERIPA IV, Tenente-Coronel Av Leno Frank Garcia, enfatizou a importância de o militar zelar pelo preparo próprio, moral, intelectual e físico e, também, pelo dos subordinados, tendo em vista o cumprimento da missão comum, conforme disposto no Estatuto dos Militares.

11.09.22 - Corrida de revezamento, por Cap Eric - SERIPA IV.jpg

Texto: 2T Urakawa 
Imagens: Capitão Eric
Revisão: 2T Luana Marinho

Fim do conteúdo da página