Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Slideshow > Releases > SERIPA IV inicia Programa de Educação Financeira
Início do conteúdo da página

Os militares da unidade terão acesso aos conteúdos diversos sobre educação financeira ao longo do ano

 

No dia último dia 31, foi realizada a aula magna do Programa de Educação Financeira (PEF) no Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, localizado em São Paulo (SP), para militares e civis da unidade. O PEF é uma iniciativa implantada no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER) e aprovada pela Portaria DIRAP nº 22/SPOG4, de 10 de março de 2020, que visa contribuir para uma melhor qualidade de vida da Família Aeronáutica por meio do gerenciamento satisfatório dos recursos financeiros pessoais.

Ministrada em formato on-line pelo Capitão Aviador Eric, a exposição abordou a definição, a finalidade e os objetivos do Programa, bem como conteúdo sobre inteligência financeira. Os ouvintes também puderam, ao longo da apresentação, compartilhar seus conhecimentos sobre o tema, enriquecendo o bate-papo.

O roteiro sobre inteligência financeira foi composto por três tópicos: o que é segurança financeira; como conquistá-la; práticas e reflexões acerca do tema. “O primeiro passo da educação financeira é quitar todas as suas dívidas, sejam elas parcelamentos de compras, financiamentos ou até mesmo empréstimos”, ensinou o Cap Av Eric.

Na sequência, o caminho proposto percorreu pela adaptação da mentalidade, baseada em crenças, estudo e autoconhecimento, para a busca da segurança financeira; definição de objetivos claros com prazos; controle de receitas e despesas; doação, de dinheiro ou de tempo e conhecimento, para gerar abundância e contribuir com a melhoria da realidade do país; investimento em um portfólio equilibrado e visando construir reserva de emergência; ganho extra proveniente, por exemplo, de renda passiva.

O Tenente-Coronel Aviador Frank, Chefe do SERIPA IV, também fez considerações importantes sobre educação financeira e, por fim, instruiu “sejam comedidos em vossas necessidades”.

O PEF seguirá com atividades diversas no SERIPA IV, conferindo mais visibilidade ao assunto de educação financeira. Já estão agendados uma simulação de controle financeiro com foco em consumo consciente e um vídeo sobre poupança e investimentos, dentre outros eventos.

Fim do conteúdo da página