Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CENIPA promove a primeira instrutoria remota no EGAP 2021
Início do conteúdo da página

EGAP2021“O compromisso com a vida” é o lema que rege todas as atividades desenvolvidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Para salvar vidas, toda dedicação é imprescindível.

Diante do desafio do cenário pandêmico que é enfrentado na atualidade, o CENIPA realizou, de forma pioneira, a instrutoria remota e a transmissão on-time do Estágio de Gestão Avançada da Prevenção de Acidentes 2021 (EGAP 2021). O Estágio deu início a uma nova era na difusão dos conhecimentos de segurança de voo.

O objetivo primordial da transmissão on-line do EGAP 2021 foi atender necessidades específicas, tanto de instrutores como de alunos, que não puderam comparecer ao evento, o qual ocorre essencialmente de forma presencial, alcançando todo o público alvo do Estágio.

O EGAP tem a finalidade de familiarizar os futuros Comandantes, Chefes e Diretores de organizações ligadas à atividade aérea das Forças Armadas Brasileiras e Forças Auxiliares com as ferramentas utilizadas no âmbito do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). O EGAP 2021 foi promovido pelo CENIPA e aconteceu no período de 9 à 11 de março, na sede do Centro, em Brasília/DF.

Participaram do EGAP 2021: militares da Força Aérea Brasileira, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e Polícias Militares dos estados de São Paulo, Paraná e Ceará.

Na manhã do dia 9 de março, foi realizada a cerimônia de abertura do Estágio com a presença do Chefe Interino do CENIPA, Coronel Aviador Marcelo Moreno, do Chefe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento, Coronel Aviador R1 Fernando Luís Volkmer, e demais integrantes do efetivo do Centro.EGAPb

Após a cerimônia, o Coronel Moreno realizou a aula inaugural do Estágio, abordando o tema: “O Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER)”.

Nos dias seguintes do EGAP 2021, houve as relevantes participações dos juristas: o Promotor de Justiça Militar Alexandre Reis de Carvalho, que atua como Coordenador de Ensino da Escola Superior do Ministério Público da União, em Curitiba/PR, e o Juiz Federal Marcelo Honorato, que atua no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

EGAPa

Fim do conteúdo da página