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2020Nas tardes dos dias 4 e 5 de novembro, aconteceu, em Brasília, a 73ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), que pela primeira vez foi realizada em modo virtual. Com o objetivo de estabelecer a discussão, em nível nacional, de soluções para problemas ligados à segurança de voo, participaram on line da Plenária 64 entidades-membro do CNPAA.

Criado, em 7 de junho de 1982, sob a direção e coordenação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), o CNPAA reúne representantes de entidades nacionais envolvidas, direta ou indiretamente, com a atividade aérea, como empresas aéreas, sindicatos, escolas de formação e universidades.

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 O formato virtual proporcionou situações favoráveis e inesperadas. No primeiro dia do evento, por exemplo, houve a participação on line de 84 profissionais que atuam na área da aviação. Esse número de participantes foi o maior registrado desde a criação do Comitê. O aumento da participação possibilitou, no ambiente virtual, melhor espaço para discussão e fala dos profissionais. Diferentemente do evento ao vivo, o virtual promoveu maior troca de experiências e vivências dos diversos segmentos atuantes na aviação.

Além disso, nos dois dias do evento, os assuntos abordados foram gravados em áudio com as respectivas notas explicativas. Esta tecnologia de gravação e registro possibilita maior difusão do conhecimento para todas as pessoas interessadas nos temas abordados.Brig Adolfo a

No dia 4 de novembro, ao iniciar a Plenária, o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Junior, que atua também como Presidente do Comitê, desejou boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância da continuidade das atividades em prol da segurança de voo, apesar da pandemia.

Em seguida, foi realizada a proposta de inclusão de entidade membro e da criação de grupo de estudo para atualização e Regimento do CNPAA, em face das novas necessidades organizacionais.

cesarO Coronel Aviador Cesár de Medeiros Silva Junior apresentou as estatísticas de ocorrências aeronáuticas dos últimos dez anos. O militar discorreu sobre o processo de investigação, as estatísticas e os fatores contribuintes das ocorrências. Ressaltou ainda que todo o trabalho de investigação é feito durante as 24 horas do dia, nos sete dias da semana, em prol da segurança de voo e do compromisso com a vida.

Ao final do primeiro dia do evento virtual, foi abordado o seguinte tema: “Emprego de aeronaves tecnologicamente avançadas e as consequentes implicações para a segurança de voo: apresentação de dados preliminares”.

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Dentre os diversos assuntos abordados, no segundo dia, teve destaque a “Metodologia da investigação da fadiga no contexto aeronáutico: Manual proposto pela CNFH (WP/08)” que foi apresentada pela Tenente Psicóloga Simone Kelly Cassiano. Além disso, ainda foram discutidos aspectos operacionais, formação de tripulação e risco de fauna.

O Coronel Aviador Marcello Borges da Costa, Chefe do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) e da Seção de Tecnologia da Informação do CENIPA, ao ser questionado sobre as tecnologias usadas para implementar o primeiro CNPAA virtual, afirmou: “A sociedade teve sua rotina alterada em virtude da pandemia do coronavírus. Neste novo ambiente, o CENIPA buscou novas tecnologias que assumiram papel decisivo no momento atual. Realizamos o 73º CNPAA, em ambiente virtual, utilizando como base a ferramenta Zoom. Tivemos dois dias de Plenárias com sucesso e contamos com a presença de mais de 80 participantes em cada dia.”

A próxima reunião do CNPAA está agendada para maio de 2021.

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