Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > De olho no futuro: o retorno das atividades aéreas com segurança
Início do conteúdo da página

CENIPAvirtualNo Brasil, a Educação a Distância (EAD) está em constante crescimento, como mostram as nove milhões de pessoas que se inscreveram em cursos especializados e lives, on line. Com a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e a necessidade de permanecer em casa como sendo a melhor forma de conter o contágio, houve um aumento de usuários brasileiros na ferramenta de EAD.

O CENIPA, buscando propiciar maior atenção à consciência situacional, trabalha para que o retorno dos voos nos céus brasileiros seja realizado dentro do mais alto nível de segurança.

Nesse contexto, o Centro aumentou significativamente o número de vagas disponibilizadas para seus cursos especializados. Na última segunda-feira, disponibilizou, por meio de plataforma virtual de aprendizagem, o Curso de Introdução ao Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CI-SIPAER) do ano de 2020.

O planejamento inicial do CI-SIPAER previa 500 vagas, mas, em virtude da expressiva procura superior a 2.500 pedidos, as vagas foram aumentadas para 1.500. Este curso tem por objetivo a familiarização da comunidade aeronáutica sobre as doutrinas que norteiam as atividades de prevenção de acidentes aeronáuticos no Brasil.

Para o universo exclusivamente militar, é ofertado também o Curso de Padronização das Atividades de Apoio de Solo (CPAAS), que tem por objetivo identificar ações necessárias para a prevenção de ocorrências de solo, está programado para ter início no dia 18/05/2020 e já ultrapassou os 450 matriculados.

Além destes, o Centro oferece mais sete cursos semipresenciais. São eles: Curso de Fator Humano – Aspecto Médico (CPAA FH-AM), Curso de Fator Humano – Aspecto Psicológico (CPAA FH-AP), Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Controle do Espaço Aéreo (CPAA CEA), Curso de Investigação – Controle do Espaço Aéreo (CI CEA), Curso de Prevenção – Manutenção de Aeronaves (CPAA-MA), Curso de Gestão da Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CGPAA) e Curso de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (CIAA). Cursos estes que também contam com a participação de profissionais das Nações Amigas.

Vale destacar que, pela primeira vez, o Centro irá ofertar o Curso de Gestão da Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CGPAA), que substitui o antigo Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CPAA). O CGPAA tem a finalidade de capacitar gestores para a prevenção de ocorrências aeronáuticas.

Por fim, outra novidade para este ano, será ofertado o Curso de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, dividido em duas etapas: a fase teórica, na modalidade EAD, e a fase prática (realizada tão logo tenhamos condições seguras de saúde), com novos treinamentos e atividades totalmente reformulados.

Fim do conteúdo da página