Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Slideshow > Últimas notícias > CENIPA disponibiliza Sumário Estatístico de Aviões
Início do conteúdo da página

Aeroporto de GuarulhosCom dados estatísticos dos anos de 2008 a 2017, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) disponibiliza o Sumário Estatístico de Aviões. A compilação dos dados apresenta o panorama nacional das ocorrências que envolveram aeronaves de asa fixa.

O objetivo do Sumário é atender a demanda de operadores aeronáuticos que operam este tipo de aeronave e profissionais que atuam na prevenção de acidentes, principalmente aqueles que pretendem melhorar a segurança em suas operações. A partir da disponibilização dos dados, esses profissionais poderão implantar ações de gerenciamento dos riscos, inerentes a atividade aérea com aviões.

Para o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Frederico Alberto Marcondes Felipe, "o Sumário Estatístico de Aviões disponibiliza informações direcionadas a este segmento da aviação, proporcionando meios para que a prevenção possa ser feita de maneira mais eficaz, por basear-se em dados compilados”.

Segundo o Tenente Cleibson Aparecido de Almeida, Chefe da Assessoria Estatística e cientista de dados, “... em 2017 publicamos um Sumário contendo informações sobre helicópteros e havia esta lacuna quanto as informações das ocorrências envolvendo aviões. Além de atender o meio aeronáutico, este documento também servirá como fonte de consulta para pesquisadores, estudantes e curiosos.”, afirmou.

Para o Suboficial Luis Carlos Batista Santos, responsável pela elaboração do Sumário, o trabalho de compilação dos dados foi bastante minucioso, porém estamos sempre em busca das melhores tecnologias analíticas. “... a ferramenta QlikView permitiu agilidade na elaboração dos gráficos e nossa metodologia de trabalho está sendo aperfeiçoada cada vez mais”, disse.

O documento é o quinto da série de Sumários Estatísticos que o Centro tem disponibilizado, a fim de contribuir com a prevenção de ocorrências aeronáuticas. Em 2018, já foi publicado o Sumário de Aeródromos.

Fim do conteúdo da página