Nesta edição você irá conferir a nova missão atribuída ao CENIPA, como instituição responsável pela coordenação e condução das atividades de investigação de acidentes e incidentes ocorridos em lançamentos espaciais a partir do território nacional, trazendo a perspectiva de pesquisadores sobre a temática “segurança nas operações aeroespaciais”.
Dando continuidade à missão de compartilhar discussões e ampliar espaços de interlocução acadêmica, a Revista Conexão SIPAER traz neste número artigos e notas técnicas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento humano.
O artigo “A Importância do NOTAM na Mitigação de Incursões em Pista”, do pesquisador Anderson Tozze, sugere uma nova proposta de apresentação dessa importante mensagem aeronáutica, que proporcionará melhor compreensão das principais informações aeroportuárias e aumentará sobremaneira o nível de consciência sitacional dos pilotos.
Já no artigo “O Construto 'Liderança Engajadora Positiva' e a Formação de Habilidades Não Técnicas para os Comandantes de Aeronaves”, o pesquisador Mario Henrique Rondon busca identificar como os aspectos da Psicologia Organizacional Positiva podem contribuir para a formação e o aperfeiçoamento do modelo de liderança dos comandantes de aeronaves, apontando, ao final, para a possibilidade de redesenharmos os treinamentos de Corporate Resource Management (CRM) em escolas de aviação e empresas aéreas.
No artigo “Hard Landing: um problema dos menos experientes?”, de Guido Carim Júnior, Professor doutor do Departamento de Aviação da Griffith University, analisa quantitativamente se a ocorrência de hard landings está diretamente relacionada à operação dos pilotos com menor experiência de voo. Os resultados mostram não haver evidências de que a função exercida na cabine de pilotagem é determinante para a ocorrência de pousos bruscos. Ademais, o trabalho sugere possível relação entre esses eventos e as características da pista, bem como a configuração de pouso da aeronave.
O artigo “Dificuldades em Serviço na Aviação Civil Brasileira – Panorama de 2021”, do pesquisador Rogério Possi Junior disponibiliza, relevante compêndio acerca das dificuldades em serviço comunicadas à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em 2021, por operadores, organizações de manutenção e fabricantes de produtos aeronáuticos. Uma das constatações é a de que há subnotificação desses eventos, o que pode impedir que modificações de projeto essenciais à segurança de voo sejam implementadas.
No último artigo desta edição, intitulado “Ranking de Severidade Relativa das Espécies de Fauna na Aviação Brasileira”, o Doutor Weber Galvão Novaes, ex-chefe da Assessoria de Gerenciamento de Risco de Fauna do CENIPA, apresenta importante atualização da escala que dá nome ao estudo, trazendo informações imprescindíveis ao adequado gerenciamento do risco da fauna nos aeródromos brasileiros.
Por fim, na seção de Notas Técnicas, o autor Jocelyn Santos dos Reis faz uma breve digressão acerca dos cuidados a serem tomados durante o abastecimento da aeronave, relembrado oportunamente quatro acidentes que tiveram o uso do combustível como fator contribuinte, e o autor Adriano Trindade de Oliveira Alves tece considerações
claras e precisas acerca das competências, limites, objetivos e finalidades das investigações de acidentes aeronáuticos no Brasil.
Boa leitura a todos!
Sobre a Revista Conexão SIPAER
A Revista Conexão SIPAER é uma publicação científica periódica, editada eletronicamente pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos com o objetivo de promover a disseminação da informação técnico-científica produzida por pesquisadores e profissionais da área da Ciência Aeroespacial e ciências afins, voltada para a Segurança de Voo, com foco nas atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos e espaciais.
Redes Sociais