Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > FAB realiza segunda reunião do Comitê Executivo de Atividades Espaciais (CAESP)
Início do conteúdo da página
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cristiane dos Santos
 
 

O Comitê Executivo de Atividades Espaciais (CAESP) reuniu, nesta terça-feira (20/11), em Brasília (DF), representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) e do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (SDT-DCTA). Também participaram, por meio de videoconferência, integrantes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP). A reunião tratou sobre veículos para acesso ao espaço.

Coordenado pelo Vice-Presidente da CCISE, Brigadeiro do Ar José Vagner Vital, o Comitê tomou ciência do panorama atual do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) e discutiu aspectos relacionados à tecnologia de acesso ao espaço com vistas ao planejamento de ações em veículos lançadores atuais, como o VS-50/VLM-1, além de projetos futuros, como os da família Áquila. Outros assuntos em pauta foram a estrutura de governança dos atuais e dos futuros lançadores, bem como o envolvimento da CCISE nesses projetos, de forma a trazer a visão do cliente dos serviços e questões relacionadas a eventuais e possíveis cooperações internacionais.

“Verificamos, também, a conveniência de apresentar uma proposta ao Comitê de Governança de Atividades Espaciais [CGE] sobre os processos de gerenciamento e linhas gerais a serem observadas no desenvolvimento dos veículos lançadores, baseada nas alternativas avaliadas pelo CAESP e nas capacidades de lançamentos espaciais atuais e desejadas para o Brasil, sob a ótica do PESE”, disse o Brigadeiro Vital. 

Participaram da reunião o Chefe da Terceira Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges; o Chefe da Sexta Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida e o diretor do IAE, Brigadeiro Engenheiro Augusto Luiz de Castro Otero; entre outras autoridades.

Esse foi o segundo encontro da CAESP. O primeiro ocorreu em 13 de março deste ano, quando avaliou as alternativas de implantação do Sistema Carponis-1 para submissão ao CGE.

Fim do conteúdo da página