Nos dias 27 e 28 de junho de 2018 foi realizada a Conferência MilSatCom USA 2018, em Arlington – Virginia, que teve por objetivo apresentar a tendência mundial para o uso das Comunicações Militares por Satélite, sob a ótica dos Estados Unidos da América. O evento contou com apresentações de diversos órgãos americanos e internacionais e empresas do setor espacial, sendo o Brasil o único país de língua não inglesa a realizar uma apresentação.
Os principais aspectos apresentados pelos palestrantes foram:
- Como garantir resiliência aos sistemas espaciais;
- A dinamicidade do setor espacial, que está evoluindo muito nos últimos anos, de forma que a Indústria e a Defesa devem evoluir para atender as necessidades futuras; e
- Oportunidades de parceria, de forma a atender alta necessidade de resiliência dos sistemas espaciais e possibilitar que as necessidades de Defesa sejam atendidas o mais rápido possível.
A CCISE foi representada pelo Brig Ar José Vagner VITAL, Vice-Presidente Executivo da CCISE, e pelo Cap (EB) Anderson TAVARES Bruscato, Analista da Divisão de Sistemas Espaciais. O Brig Vital realizou uma apresentação com o título: “Providing Space Capabilities for Brazilian Defense and Strategic Communications”, abordando os seguintes temas:
- Capacidade de Comunicações por satélite utilizada atualmente pela Força Aérea Brasileira;
- Atendendo necessidade militares e civis no Brasil;
- Garantindo sistemas de baixo custo e uso integrado, aumentando a autonomia; e
- Oportunidades de colaboração internacional;
Além das apresentações, o evento também permitiu a Comissão se atualizar com as novas tecnologias mundiais na área de Comunicações Militares por Satélite, face aos diversos estandes organizados pelas empresas participantes. Dentre os vários produtos em exposição, um terminal de alta capacidade, habilitado a operar nas bandas Ka e Ku, simultaneamente, possuindo a capacidade de emprego Multi Beam, chamou a atenção pelo possibilidade de implementação de baixo custo, baixo consumo energético e por ser escalonável.
Outro ponto importante do evento, foram as possibilidades de aplicação na FAB de conhecimentos adquiridos ou atividades desenvolvidas durante a Conferência. Foram salientados os seguintes assuntos nesse intuito:
- Visita da Sra. Deanna Ryals – Chief of International MilSatCom – Space Missile System center – USAF, ao Brasil, de forma que ela possa conhecer as nossas capacidades, instalações e planos futuros, vislumbrando uma possível parceria Brasil-EUA, de forma a participarmos da constelação Wideband Global Satcom (WGS), que é uma constelação de satélites que disponibilizam Comunicações de Banda Larga, através da disponibilização de Carga útil do SGDC-1 e utilização dos demais satélites da WGS, assim como feito pela Noruega.
- Conhecimento adquirido com a palestra do Sr. José Albuquerque da FCC, este que é responsável pela regulação das futuras constelações de satélites de baixa órbita de Comunicações. Atualmente na FCC estão em processo de regulação 12 constelações, contemplando mais de 6.000 satélites. Com o contato com o Sr. José Albuquerque, foi possível verificar o que os EUA está fazendo no sentido de coordenação de frequências destas redes e como eles estão pensando em diminuir o problema relacionado a interferência, este conhecimento/contato é extremamente necessário à CCISE, pois a frota CARPONIS passará por processo regulatório parecido, junto à ITU e assim foi possível aprender o que já está sendo feito e futuramente contatar o Sr. José, a fim de buscar qualquer informação necessária, de forma a Frota CARPONIS ser implementada da melhor forma possível.
A participação neste evento foi de extrema importância para os integrantes da CCISE, pois foi possível entender melhor como cada órgão estadunidense está planejando o uso das Comunicações Militares por Satélite, assim viabilizando a participação brasileira em projetos conjuntos através de parcerias, estas citadas a todo momento como essenciais, por todos os participantes do evento.
Fonte: CCISE
Edição: Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Pelos Brig Vital e Cap (EB) Anderson Tavares - Revisão: CF (MB) Márcio Costa.
Publicado: 06/07/2018 12:00
Redes Sociais