Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Prêmio Divulgação Científica – XV FECTI
Início do conteúdo da página

 

                                           Prêmio Divulgação Científica – XV FECTI

No período de 1 a 4 de dezembro aconteceu a XV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro – XV FECTI, a maior feira de ciências desse Estado.

O CBNB participou dessa feira, apresentando o trabalho Projeto Coleta do Óleo Usado: Uma História de Dez Anos, que é realizado pelos Professores de Química, Marcelo Delena Trancoso – SO RF e Alessandra Lemos do Nascimento, nossa ex-aluna; pela aluna Amanda Oliveira da Silva Rodrigues, do primeiro ano do Ensino Médio e pela colaboradora, e também ex-aluna, Laila Quaresma Ferreira.

Durante a XV FECTI, os trabalhos foram apresentados e avaliados por um grupo de professores, que concederam ao Projeto Coleta do Óleo Usado: Uma História de Dez Anos, o Prêmio Divulgação Científica.

Esse trabalho conta a história do Projeto Coleta do Óleo Usado, que é desenvolvido no colégio, há dez anos, pelos Professores Marcelo e Alessandra. O trabalho promove a coleta do óleo de fritura usado em nossas residências, impedindo assim que ele seja lançado nas pias e cause danos ao meio ambiente.

Ao longo desses anos, o Projeto coletou 3.410 litros de óleo usado, dos quais, uma parte foi utilizada na produção de 326 barras de sabão e outra parte trocada junto a uma cooperativa, por 2.475 litros de produtos de limpeza, que foram empregados, integralmente, na manutenção do colégio.

O recebimento do Prêmio Divulgação Científica, confere a aluna Amanda, uma bolsa de Iniciação Científica Júnior – ICJ, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, visando que a estudante continue a desenvolver este, ou outro projeto científico, com os mesmos professores, no decorrer do ano de 2022.

Essa é a terceira premiação desse Projeto, que soma 45 apresentações em eventos científicos, tanto no Rio de Janeiro quanto em outros Estados.

Além disso, essa é a sétima premiação nas FECTIs e a décima terceira que o Professor Marcelo – SO RF e a ex-aluna Alessandra, recebem com os Projetos que desenvolvem com nossos alunos.

 

Fim do conteúdo da página