Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Base Aérea de Florianópolis tem novo Comandante
Início do conteúdo da página

A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) realizou na manhã desta segunda-feira, 13 de janeiro de 2020, a cerimônia militar de Passagem de Comando. A solenidade foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), e, na presença das autoridades civis e militares, amigos e familiares que prestigiaram o evento, o Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves passou ao seu sucessor, Tenente-Coronel Aviador Ricardo Felzcky, o cargo de comandante da Base Aérea de Florianópolis. 


 

Após assumir o cargo, o Tenente-Coronel Felzcky passou em revista à tropa acompanhado de seu antecessor, Cel Santos.

 

Em seu discurso de despedida, o Coronel Santos afirmou que foram os anos mais desafiadores em sua carreira, contudo, foram os anos nos quais mais aprendeu, enfatizando que a gratidão pelo aprendizado é algo eterno. Ressaltou ao efetivo da BAFL: Nos senhores reside a força desta Base Aérea, sua alma e seu espírito. (…) Nós somos a Força Aérea Brasileira e só temos sentido de existir para o cumprimento da missão de CONTROLAR, DEFENDER e INTEGRAR, sendo cada dia melhores no apoio operacional, nas atividades de intendência, na receptividade e no trabalho da caserna.”  Ao término de suas palavras, o Coronel Santos ratificou a importância da Base Aérea de Florianópolis como casa da Aviação Militar em Santa Catarina.

Cel Santos proferindo palavras de despedida

Ainda durante a cerimônia, o Tenente-Brigadeiro Damasceno realçou que, apesar de constituir uma Base Aérea com efetivo reduzido, fruto de uma reestruturação porque passa a Força Aérea Brasileira, é uma organização militar grandiosa em resultados, sempre mantendo o mesmo espírito aguerrido, altivo e profissional, alcançando expressivos índices de eficiência administrativa. Concluiu sua fala com o estribilho da Canção da Base: “Salve oh! Base que amamos! Segue em frente alerta e altaneira. Levantando bem mais alto o estandarte, pela nossa Força Aérea  Brasileira.” 

Novo Comandante

Natural de Florianópolis (SC), o Tenente-Coronel Felzcky ingressou na Força Aérea Brasileira em 1996. Foi promovido ao atual posto em 2017.  Ao longo da carreira, desempenhou diversos cargos, dentre eles: Chefe da Subseção de Patrimônio do 2°/7° GAV, Chefe da Subseção de Manutenção do 2°/7° GAV, Ajudante de Ordens do CMT da AFA, Operações da Esquadrilha CENTAURUS, Chefe da Seção de Controle do 2° EIA, Chefe Da Seção de Doutrina do Esquadrão de Demonstração Aérea, Chefe da Subseção de Relações Públicas do EDA, Comandante do DTCEA-FL e Assistente do Comandante Da Aeronáutica de 2017 a 2019.

Possui cerca de 3.900 horas de voo e experiência nas seguintes aeronaves: T-25 Universal, T-27 Tucano, C-95 A/B/C Bandeirante, P-95 Bandeirulha, C-98 Caravan e C-99 Legacy.

Realizou 228 demonstrações pela Esquadrilha da Fumaça.

 

Por: 1S R.Peres

Fotos: Cb Miguel / S2 Moretoni

Fim do conteúdo da página