Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Base Aérea de Florianópolis completa 78 anos
Início do conteúdo da página

A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) realizou nesta quarta-feira (22/05) a solenidade comemorativa ao seu 78º aniversário de criação. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da BAFL, Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves e contou com a presença deautoridades civis e militares.

Na ocasião foram homenageados os antigos Comandantes da BAFL e realizadas as entregas de Medalha Militar e de Diplomas do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.

Também foram entregues os certificados de Militar Destaque ao 2º Sargento SGS Saulo Trindade Schmitt, Cabo SGS Samuel Donizete Nazário e ao Soldado de Primeira Classe SGS Paulo Mariano Carneiro Júnior. O Graduado, Cabo e Soldado Destaques foram homenageados pela conduta, dedicação e capacidade técnico-profissional demonstradas durante o ano de 2018, tornando-se exemplo perante seus pares.


“Agradeço o reconhecimento de todos e do Comando da Base Aérea de Florianópolis por confiar e reconhecer os serviços por mim prestados. Ser militar destaque é motivo de muito orgulho, visto que a Força Aérea Brasileira já me proporcionou momentos incríveis e inesquecíveis tanto na vida militar, quanto na vida pessoal. E um desses momentos, foi a nobre missão de Paz no Haiti, experiência que carregarei para o resto da vida. E hoje é a primeira vez que o meu pai pode estar presente em uma das minhas formaturas, tornando essa homenagem ainda mais especial”, relatou o Cabo Nazário.

Na ocasião as crianças participantes do Programa Força no Esporte (PROFESP) assistiram à formatura em lugar de destaque, juntamente com o ilustre convidado, o Pracinha José Bernardino Coelho, veterano da Segunda Guerra Mundial.

“Comemoramos hoje os 78 anos de existência da Base Aérea de Florianópolis, que nascida de uma Organização da Marinha do Brasil, mantém em seu espírito a abnegação e desprendimento daqueles homens e mulheres que ao fundarem há 96 anos atrás o Centro de Aviação Naval de Santa Catarina, lançaram a Base de Aviação Militar na Ilha de Florianópolis”, disse o Coronel Santos.

A cerimônia foi finalizada com uma foto de toda a tropa e convidados.


História

Ativada em substituição ao Centro de Aviação Naval, em 1941, a BAFL tem por finalidade prover o apoio necessário às Unidades Aéreas e às Unidades de Aeronáutica que nela operem, permanente ou temporariamente, ou que nela estejam sediadas. A BAFL é diretamente subordinada à Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, e atualmente sedia o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Florianópolis (DTCEA-FL) e o Esquadrão de Saúde de Florianópolis (ES-FL).


 

 

 

 

Fim do conteúdo da página