Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O núcleo para a criação do 3o/3o GAV foi ativado em Dezembro de 2003, utilizando-se dos meios da extinta 2ª ELO, que até então, estava sediada em Santa Cruz, na cidade do Rio de Janeiro. No dia 31 de janeiro de 2004, aviões e pilotos da esquadrilha decolaram para seu novo destino: Campo Grande - a Cidade Morena.

Pouco tempo se passou e, exatamente no dia 11 de Fevereiro, por meio da portaria 48 / GC3, o 3º/3º GAV foi oficialmente ativado e tornou-se a mais nova unidade da aviação de caça da Força Aérea Brasileira.

No início, a unidade não possuía suas próprias instalações físicas, porém, contou com o auxílio da BACG e dos Esquadrões Pelicano e Onça, que cederam os meios que, inicialmente, possibilitaram o cumprimento da missão que lhe foi atribuída.

Enfim, em 14 de janeiro de 2008, o hangar do Esquadrão Flecha foi inaugurado e, hoje, a unidade orgulha-se em possuir instalações modernas e que fornecem as condições ideais para que a defesa do espaço aéreo brasileiro, na região centro-oeste, seja mantida diuturnamente.

A organização conta, atualmente, com um efetivo aproximado de 150 militares, empenhados e conscientes da importância da missão que foi designada aos flechas e emprega as modernas aeronaves A-29 (super-tucano), que em muito aumentaram o poder de fogo desse glorioso membro da sentinela do pantanal.

Flecha, ao ar, à Caça, Brasil !!! O céu te pertence

 

Fim do conteúdo da página