Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Unidades Sediadas
Início do conteúdo da página

Conhecida como umas das organizações militares mais eficientes e operacionais da Força Aérea Brasileira, hoje a Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria é composta pela Ala 4, Grupamento de Apoio, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, Destacamento de Saúde e Esquadrão de Comunicações e Controle.

 

  ALA 4

A ALA 4 realiza a supervisão operacional de quatro Unidades Aéreas, do Grupo Logístico e do Esquadrão de Segurança e Defesa.

Comandante: Coronel Aviador WILSON Paulo Corrêa Marques
Chefe do Estado-Maior: Tenente Coronel Aviador Aly Cesar CHARONE
Graduado-Master: Suboficial Sergio de Souza NOVATO


Unidades Aéreas:

   

Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação. Esquadrão Poker e Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação. Esquadrão Centauro.
Os Esquadrões Poker e Centauro são polos no desenvolvimento de procedimentos para as Ações de Ataque, Reconhecimento Aéreo e Controle Aéreo Avançado, explorando os recursos dos POD RECCELITE e LITENING, sendo capazes de executar missões de ataque ao solo com precisão, utilizando armamento inteligente ou não.

Comandante do Esquadrão Poker: Tenente Coronel Aviador AGNALDO dos Santos

Comandante do Esquadrão Centauro: Tenente Coronel Aviador NICOLAS Silva Mendes

 

Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação. Esquadrão Pantera.
Equipado com helicópteros H-60, Black Hawk, é responsável por cumprir ações de defesa aérea, escolta, ataque, apoio aéreo aproximado, evacuação aeromédica, transporte aéreo logístico, infiltração e exfiltração aérea e busca e resgate, operando 24h por dia.

Comandante: Tenente Coronel Aviador Fernando Fernandes de CASTRO

 

Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação. Esquadrão Hórus.
É o primeiro esquadrão da Força Aérea Brasileira a utilizar Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas para execução de ações de Reconhecimento Aéreo e Controle Aéreo Avançado, atuando como Posto de Comunicações no Ar. Opera as aeronaves remotamente pilotadas Hermes RQ-450 e RQ-900, as quais possuem grande alcance e autonomia, permitindo vigilância contínua e discreta sobre objetivos de interesse.

Comandante: Tenente Coronel Aviador Daniel LAMES de Araújo

 

 

 

Grupamento de Apoio de Santa Maria

A Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria conta com o Grupamento de Apoio, o GAP-SM que tem como missão o gerenciamento de pessoal, finanças, infraestrutura e informática, garantindo a adequada gestão de recursos e administração de pessoal e contribuindo para a excelência na realização das atividades da Guarnição, além de supervisionar os Próprios Nacionais, com a função de proporcionar, com excelência, o bem-estar nos lares da família aeronáutica em Santa Maria.

Comandante: Tenente Coronel Intendente Wellington Marcelo FERNANDES

 

Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle. Esquadrão Mangrulho.
Tem como missão Instalar, Manter e Operar um Centro Diretor Aerotático. É deslocado, quando necessário, para prover adequada cobertura de radar e comunicações em apoio às Operações Aéreas. Utiliza o Radar 3D Lockheed TPS -34B.

Comandante: Major Aviador FABIANO José de Oliveira

 

Esquadrão de Saúde

Visa a atender os militares, familiares e pensionistas do Comando da Aeronáutica que necessitam do atendimento médico e hospitalar nas mais diversas áreas da saúde.

Comandante: Tenente Coronel Médico Paulo José BIACCHI Filho

 


Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA)
Tem como missão a execução das atividades operacionais e de manutenção de equipamentos, diretamente vinculadas ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), numa Área circular de quarenta milhas náuticas de raio que tem como centro o aeródromo de Santa Maria, seguindo as diretrizes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Comandante: Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo CARDIM Neves

A Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria representa o Comando da Aeronáutica na região central do Estado do Rio Grande do Sul - um importante elo na Defesa do Espaço Aéreo e na garantia da Soberania Nacional.

Fim do conteúdo da página