Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias anteriores Ala 3 > NOVO COMANDANTE ASSUME ALA 3 E A GUARNAE CANOAS
Início do conteúdo da página

 

Cerimônia Militar ocorreu na tarde do dia 17 de fevereiro na Ala 3 e contou com a presença de diversas autoridades locais.


A Ala 3 realizou nesta segunda, 17 de fevereiro, a Cerimônia Militar de Passagem de Comando do Brigadeiro do Ar Raimundo NOGUEIRA Lopes Neto ao Brigadeiro do Ar Mauro BELLINTANI. O novo comandante assume, também, o comando da Guarnição de Aeronáutica de Canoas. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo da Aeronáutica (COMPREP), Major-Brigadeiro do Ar Mário Luís da Silva JORDÃO e contou com a presença de diversas autoridades civis dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e militares das três Forças Armadas e Forças Auxiliares.

Comandar uma das Unidades Militares mais operacionais da FAB é um cargo de grande importância na carreira militar. O Brigadeiro Bellintani é o quarto comandante da Ala 3, organização militar do Comando da Aeronáutica ativada em 15 de dezembro de 2016, de acordo com  o Projeto de Reestruturação da Força Aérea (2015-2016), que visa uma Força mais operacional e compacta, com o intuito de aperfeiçoar o cumprimento da missão da Aeronáutica que é manter a soberania do Espaço Aéreo e integrar o território nacional com vistas à defesa da pátria.

Já comandaram a Ala 3: Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson DOMINGUES de Freitas (atual Comandante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA), Brigadeiro do Ar ARNALDO Silva Lima Filho e Brigadeiro do Ar Raimundo NOGUEIRA Lopes Neto, que, com a passagem de comando assumirá o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo.

A data marcou também a Passagem de Cargo do Chefe do Estado-Maior, do Coronel Aviador AVEDIS Roberto Balekian ao Coronel Aviador Luciano Cantuária PIETRANI.

NOVO COMANDANTE
O novo comandante, Brigadeiro Bellintani, é natural de São Paulo, é casado com a Sra. Adriana e possui uma filha, Helena, que prestigiaram o evento. Iniciou a carreira militar em 1º de fevereiro de 1984 e promovido ao posto de Brigadeiro do Ar em 31 de março de 2019. Antes de assumir a Ala 3, ocupou o cargo de Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena, Minas Gerais.

É Líder de Grupo da Aviação de Caça e possui mais de 4.000 horas de voo nas aeronaves T-25 UNIVERSAL, T-27 TUCANO, AT-26 XAVANTE, F-5 E/F TIGER II, VU-35 LEAR JET, VC-96 BOEING 737-200, A-29 SUPER TUCANO e C-98 GRAN CARAVAN.

HOMENAGENS
Anterior à Cerimônia Militar, a Ala 3 promoveu em Salão Nobre, uma solenidade de descerramento do quadro do Brigadeiro Nogueira na Galeria dos Ex-Comandantes da Ala 3.

O momento foi oportuno para outras homenagens. Como a imposição da Medalha “Exército Brasileiro”, realizada pelo General de Divisão Riyuzo IKEDA, Comandante da 3ª Região Militar ao Brig Nogueira.

O novo comandante da Ala 3, Brig Bellintani, também recebeu homenagem, recebendo do CTG Sentinela do Rio Grande, que teve suas origens na extinta Base Aérea de Canoas e mantém vivas as tradições gaúchas, um lenço simbolizando o título de Patrão de Honra.

Fonte: Comunicação Social da Ala 3. Informações: Ten Daniela. Texto por Ten Cintra. Imagem por S1 Rotta.

Fim do conteúdo da página